Voltar para a tela anterior.

CineDebate da PEM aborda os desafios da mulher na atualidade

Evento fez parte da programação da campanha “Nossas Vidas Importam”


Na manhã desta sexta-feira (05/07), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) promoveu um cinedebate, a partir do filme “Como Nossos Pais”, da diretora Laís Bodanzky. A PEM lançou nesta semana a campanha “Nossas Vidas Importam”, e esse evento busca dar ênfase aos desafios da mulher na atualidade.

O cinedebate, aberto à comunidade, ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Para guiar o debate, foram convidadas a psicóloga e professora da FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha, Sandra Adelina Giacomini; a coordenadora pedagógica da Faculdade Fátima, Rozeunice Pacífico; e a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Murialdo, Nureive Bissaco.

Para a professora Nureive, através do filme, é possível refletir sobre as escolhas que as pessoas fazem. Na ótica dela, no filme, Rosa, personagem principal, representa tantas outras Rosas, assim como seu marido, Dado, representa outros Dados. “É um filme de sentimentos reais, que estão muito mais próximos da nossa vida, do que a gente pensa”, afirmou a professora.

Sandra parabenizou a iniciativa da PEM e, também, os vídeos veiculados nos canais e redes sociais da Câmara, mostrando as vereadoras interpretando situações de violência que ocorreram em Caxias do Sul, envolvendo mulheres. “A questão do feminismo chegou até mim depois de receber relatos como esses apresentados no vídeo. Essas histórias me fizeram uma pessoa diferente. Por isso a importância de fazer circular esses materiais”, ressaltou a psicóloga. Para ela, essa realidade, mostrada no filme, ainda está muito presente no dia a dia. Segundo a psicóloga, de 2015 a 2018, foram registrados 21 casos de feminicídio na cidade. “São essas violências do cotidiano, que aparecem no filme, que se potencializam e levam ao feminicídio”, avalia.

Rozeunice saudou as vereadoras pela criação deste espaço de escuta às mulheres, a PEM. “Estamos avançando, a passos lentos, mas estamos avançando na questão da emancipação da mulher, de buscar o seu espaço na sociedade”, disse a coordenadora. Na sua opinião, o filme mostra o quanto a família é importante na formação da personalidade da criança. Rozeunice afirmou que é na infância que os valores se constroem e que as crianças aprendem a estabelecer relações, de igualdade ou não.

As vereadoras Paula Ioris e Tatiane Frizzo elogiaram o filme, considerando a necessidade de cada vez mais a sociedade cuidar melhor das mulheres e, por consequência, de toda a população. Lembraram que a educação é fundamental nesse processo. A titular da PEM, Denise Pessôa concordou com as colegas e acrescentou que a PEM está à disposição a comunidade para ampliar esse debate e levar informações, principalmente, ligadas à legislação que protege o público feminino.

Ainda na tarde de sexta-feira, às 13h30min, também dentro da campanha, as vereadoras estarão na Praça Dante Alighieri para explicar à comunidade sobre o funcionamento da PEM e distribuindo cartilhas com orientações sobre leis que amparam as mulheres.

A campanha é uma iniciativa da PEM e convida a população para abraçar a luta pelo combate à violência contra as mulheres e orienta sobre leis e espaços em que elas podem buscar informações e ajuda. Integram a PEM as vereadoras Denise Pessôa/PT (Procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD.

 

A PEM
Mais informações sobre a PEM podem ser obtidas pelo fone (54) 3218-1600 ou pelo e-mail faleconosco@camaracaxias.rs.gov.br. Denuncie situações de assédio e violência, pelo disque 180.

A CAMPANHA “NOSSAS VIDAS IMPORTAM”
Objetivo: sensibilizar a comunidade para o combate à violência contra o público feminino e orientar sobre leis e espaços em que as mulheres podem buscar informações e ajuda.

05/07/2019 - 13:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo