Legislativo presta homenagem ao CTG Heróis Farroupilhas

A iniciativa exaltou os 30 anos de funcionamento do Centro de Tradições Gaúchas

Em sessão solene na noite de quinta-feira (04/07), a Câmara Municipal de Caxias do Sul prestou homenagem ao Centro de Tradições Gaúchas Heróis Farroupilhas pelos 30 anos de fundação. A iniciativa partiu do vereador Rafael Bueno/PDT, por meio do requerimento nº 35/2019, de autoria coletiva e acolhido por unanimidade pelos parlamentares.

Bueno fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Ele afirmou que o CTG trabalha na promoção da cultura, da educação e do respeito ao próximo, baseado em valores éticos e de preservação das tradições do Rio Grande do Sul. Fez um relato sobre a história do centro e nomeou pessoas fundamentais para o seu crescimento, reforçando o lema do CTG: “Dos heróis de ontem, aos bravos de hoje”. Também relembrou que, ao longo dessas três décadas, o Heróis Farroupilhas foi diversas vezes representado na 25ª Região Tradicionalista, no Concurso Estadual de Prendas e, em 2002, a entidade recebeu o Selo ISO TCHÊ Qualidade e Autenticidade.

O vereador também elencou que o Centro de Tradições é um exemplo de valores éticos, morais e familiares, administrado como uma instituição de ensino, oportunizando atividade no campo educacional, cultural e artístico, sem desvios de conduta. Destacou o repasse de costumes através das gerações, que servem para manter a memória cultural daqueles que valorizam o “ser” antes do “ter”.

Waldemar da Silva, Patrão do CTG Heróis Farroupilhas, ocupou a tribuna e frisou que o centro está de portas abertas para a comunidade. Disse que, atualmente, a instituição possui 92 famílias associadas. Relatou como se deu a origem da entidade, exaltando a dedicação e agradecendo a todos que já passaram e contribuíram para a manutenção do centro.

O tenente-coronel do 12º Batalhão da Brigada Militar, Jorge Emerson Ribas, resumiu sua fala em cumprimentos e agradecimentos a diversas pessoas e, sobretudo, ao CTG Heróis Farroupilhas. Conforme Ribas, a entidade sempre esteve de portas abertas para a família brigadiana. Lembrou que o CTG nasceu e permanece no batalhão, demonstrando orgulho de dizer que todos os patrões foram policiais da ativa ou da reserva da Brigada Militar.

A solene também contou com apresentações de canto, dança, chula e declamação das invernadas mirim, juvenil e adulta. O CTG recebeu do Legislativo uma placa em comemoração à data.

05/07/2019 - 12:38

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861