Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno cobra punição a vereador que ameaçou líder comunitário

Parlamentar se mostrou descontente com decisão da Comissão de Ética do Legislativo que arquivou o caso


O vereador Rafael Bueno/PDT mostrou seu descontentamento na sessão desta quinta-feira (4) sobre a postura da Comissão de Ética do Legislativo que decidiu, na quarta-feira (3), arquivar a denúncia contra o ex-líder de governo no Legislativo, atual chefe de Gabinete do Executivo, Chico Guerra/PRB. Em áudios trocados com o ex-titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Rafael Bado, Chico, irmão do prefeito Daniel Guerra, sugeriu que deveria ser aplicado um “corretivo” contra Marciano Correa da Silva, presidente da Associação de Moradores do Bairro Canyon. Bueno acredita que a Comissão abafou o caso, não deu importância à humilhação sofrida por Marciano, que tem 85 anos de idade, e pediu novas atitudes do atual presidente do grupo, vereador Rodrigo Beltrão/PT. O caso teve ampla repercussão.

"A coragem tem que estar ao lado das pessoas públicas. Os acovardados que se recolham ou se envergonhem dos seus atos. Nós estamos abafando esse grave caso do senhor Marciano, no qual a Câmara de Vereadores deu as costas a essa humilhação sofrida pelo líder comunitário. Como a Câmara vai resgatar o respeito ou vai dar o respeito a qual deveria de ter? Foi se escondendo entre quatro paredes que se deu guarida às ações autoritárias e covardes como essas", destacou.

Como parlamentar em segundo mandato, o pedetista também cobrou coragem dos colegas parlamentares. Para Bueno, o Legislativo deve ter a humildade de "cortar na própria carne" e mostrar à comunidade que a Câmara não compactua com represálias e discriminações contra o povo.

"Quando os vereadores assumem o mandato, firmam um juramento de estar ao lado da comunidade. Então, faço um apelo ao presidente da Comissão da Ética e ao presidente Cassina (da Câmara) para que mandem para o plenário essa decisão de acatar ou não o arquivamento decidido pela Comissão de Ética. Porque tem três pareceres diferentes: um pelo arquivamento, um pela punição com suspensão do mandato (do vereador Paulo Périco), e outro pela advertência e suspensão por 90 dias (do vereador Ricardo Daneluz)", direcionou Bueno.

04/07/2019 - 18:21
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo