Voltar para a tela anterior.

Legislativo questiona o Executivo sobre a UPA da Zona Norte

O requerimento veio assinado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente


Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (04/07), foi aprovado um pedido de informações à Prefeitura sobre a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. As questões estão no requerimento 93/2019, assinado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB, da qual também fazem parte os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/SD. Conforme a Lei Orgânica, o Executivo terá 30 dias para responder ao Legislativo.

Antes dos questionamentos, os autores lembraram que, no início de junho passado, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou um plano de contingenciamento, para os atendimentos de urgência/emergência, no período do inverno 2019, em Caxias do Sul. O plano prevê atendimento na clínica Clélia Manfro, das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira. O usuário deve se dirigir, primeiramente, à UPA da Zona Norte e, após a triagem, é encaminhado, se desejar e conforme o seu quadro clínico, para a clínica. Também foi anunciada a compra de 15 leitos, no Hospital Virvi Ramos, para o período.

A comissão relatou ter constatado que, desde o fechamento do PA 24 Horas, os hospitais locais que atendem SUS têm registrado um aumento considerável na procura por atendimento. Contou que, recentemente, o Hospital Geral anunciou a suspensão de cirurgias eletivas, por não ter estrutura física e de pessoal para tanta demanda.

De acordo com o presidente da comissão, a UPA da Zona Norte segue com demora de até 11 horas de espera, para atendimento médico. “São inúmeros os relatos de mal atendimento médico, no local. O plano de contingência, que não cobre os finais de semana, deixa desassistida a população”, lamentou o vereador Renato. Outros vereadores compartilharam das preocupações, incluindo críticas a represálias da Prefeitura a médicos e à oneração ao poder público com a UPA, mesmo com o formato de terceirização, na chamada gestão compartilhada. Pediram relatórios e outros documentos.

REQUERIMENTO nº 93/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

04/07/2019 - 15:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo