Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno sugere realização de audiência para tratar situação dos recicladores

Parlamentar constatou que situação dos trabalhadores está se precarizando cada vez mais


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou na sessão desta quinta-feira (4) sobre a situação pela qual estão passando os recicladores do município. O pedido foi oficializado nesta tarde por meio de um ofício protocolado e endereçado ao vereador Gustavo Toigo, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara Municipal. Acompanhado de sua assessoria, Bueno visitou nesta quarta-feira (3) a Associação de Recicladores Carroceiros do Aeroporto (ARCA) e viu que a situação dos trabalhadores está se precarizando cada vez mais. "É uma situação triste e deprimente nas recicladoras de Caxias do Sul, como constatei ontem de tarde ao conversar com a Suelen de Freitas, do bairro Esplanada", destacou Bueno.

A mulher contou para Bueno que trabalha há 16 anos com reciclagem e esse é o pior momento vivido. Disse que a média de recolhimento ano passado era de 300 toneladas por mês e agora caiu pela metade. Assim, os funcionários estão trabalhando apenas dois dias por semana e com a metade dos 26 trabalhadores que começaram o serviço.

"Está acontecendo uma grave falta de sintonia, falta de diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul, Codeca e recicladoras, porque está faltando material para eles trabalharem. Informações que nos chegam dão conta de que pessoas de fora da cidade estão recolhendo material seletivo antes da Codeca, o que está prejudicando a chegada dos materiais. Está faltando uma fiscalização mais efetiva, porque a situação nas recicladoras está ficando cada vez pior", comentou Bueno.

04/07/2019 - 15:14
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo