Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno reforça gravidade da situação do canil municipal

Vereador expôs vídeos e imagens que confirmam precariedade das instalações e infestação de ratos


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna do Legislativo, na manhã desta terça-feira (02/07), e reforçou as denúncias apresentadas pela imprensa de Caxias do Sul sobre as péssimas condições do canil municipal, localizado em São Virgílio. Bueno citou reportagem publicada pelo Jornal Pioneiro na edição de hoje destacando que a 1ª Promotoria Especializada do Ministério Público (MP) estuda pedir judicialmente a interdição do canil. No mês de fevereiro, a promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos já havia vistoriado o abrigo. Os próprios funcionários denunciam que a situação se mantém caótica, principalmente pela infestação de ratos, rede elétrica muito precária e saneamento em mau estado.

Bueno mostrou um vídeo e fotografias que confirmam uma infestação de ratos no canil. E usou uma veiculação de campanha feita pelo então candidato a prefeito Daniel Guerra, no qual aparece com sua esposa e promete atenção especial a animais abandonados. Atualmente, são cerca de 850 animais no canil, e a situação se agrava a cada dia, denunciam protetores dos bichos.

"Vejam as condições precárias e insalubres de trabalho desses profissionais que estão lá dedicando a sua vida, trabalhando para o município, pelo bem-estar animal, mas estão numa situação caótica", destacou.

Para o parlamentar, a possibilidade de o cenário piorar é iminente.

"Imaginem essas pessoas que estão, porventura, adotando esses cachorros ou gatos? Tem um funcionário (do canil) contaminado com leptospirose. Aí uma família adota um cachorro desses, que está contaminado com leptospirose, vai transmitir não somente para o pai, para a mãe, mas para as crianças, para os vizinhos. Contaminar toda a nossa cidade", elencou o pedetista. 

Para Bueno, as prioridades no município estão invertidas:

"Há um projeto sobre o qual eu me informei, que trata da reforma do gabinete do prefeito e que vai custar aos cofres públicos R$ 50 mil. Então, seria interessante o prefeito sair do seu gabinete e conhecer a realidade dos bairros de Caxias ou do canil municipal", comentou, acrescentando que enquanto o Parque dos Macaquinhos está às escuras, o chefe do Executivo se preocupa com a remodelação do seu "palácio imperial".

02/07/2019 - 16:33
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo