Voltar para a tela anterior.

Paulo Périco parabenizou a comunidade luterana caxiense

O parlamentar relembrou os tempos de imigração e a dificuldade dos alemães para cultuar a religião


Ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (25/06), o vereador Paulo Périco/MDB. Ele falou sobre a colonização do Rio Grande do Sul e a vinda do povo alemão para o Brasil. Além disso, parabenizou a comunidade luterana caxiense.

O parlamentar, que é professor de história, afirmou que o governo brasileiro precisava de homens para formar o exército. Sendo assim, buscou forças na Alemanha, com o discurso de que as pessoas trabalhariam na agricultura. O povo alemão, que desembarcou em solo brasileiro, contava com católicos e luteranos. O governo brasileiro então garantiu que a população teria liberdade religiosa.

Entretanto, a Constituição Federal da época dizia que a religião oficial era a católica e as demais não poderiam ser cultuadas de forma pública. Périco destacou que os luteranos não eram perseguidos, mas eram proibidos de erigirem templos. Somente em 1968 foi construído o primeiro templo luterano em Caxias do Sul, inaugurado em 1969. A instituição religiosa completa 50 anos em 2019.

Além disso, o professor ainda falou sobre a relevância dos imigrantes para o desenvolvimento do Estado. Ele apresentou marcas de origem alemã que são fundamentais na economia do Rio Grande do Sul.

25/06/2019 - 11:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo