Voltar para a tela anterior.

Reunião da Comissão de Direitos Humanos aborda trabalhos extras de policiais

Dois soldados foram punidos com exclusão da corporação


Na tarde desta quarta-feira (28), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realizou encontro para tratar de casos de serviços extras fora da atividade policial, os conhecidos 'bicos' de trabalho que os profissionais fazem em outros horários.

Foi abordado especialmente o caso de dois soldados que foram punidos com a exclusão dos cargos por suposto oferecimento de serviço extra a uma comunidade. Os policiais também ficaram impedidos de prestar concursos públicos.

Luiz Fernando Possamai, o advogado de um dos soldados envolvidos, o soldado Marcelo Pereira Guterres, informou que houve sindicância e processo administrativo do caso. Possamai disse ter enviado um recurso para a Corregedoria da Brigada Militar. Pedimos a reconsideração para que reveja e reintegre o soldado. A situação dos policiais que são acusados se transformou em perseguição. Hoje 99% da corporação se obriga a fazer bico para viver. Esses 99% devem temer a uma sindicância, ou somente os dois?

O Vereador Mauro Pereira/PMDB disse que a atuação dos policiais em outros locais é necessária. Não tem nada de ilegal se faz bem para a comunidade, o policial transmite mais confiança e tranquilidade.

O Vereador Renato Nunes/PRB afirmou que todos sabem dos 'bicos' dos policiais e a punição somente aos dois poder ser considerada perseguição. Ou, estão servindo de exemplo para a corporação. O policial, mesmo sem a farda, continua sendo policial.

O Vereador Renato Oliveira/PCdoB salientou que há documentos que comprovem a idoneidade do soldado. Lastimamos o acontecimento, todo mundo sabe que existe o 'bico'. Temos a expectativa da reintegração do Marcelo.

A Vereadora AnaCorso, presidente da Comissão, reforçou que a Comissão está aberta para ouvir o Comando da Brigada Militar, que recebeu convite e não compareceu. Não sabemos se existe algo mais porque não temos o lado do Comando. Nosso modesto entendimento seria o de não haver a expulsão, até porque é um suposto 'bico' que nem chegou acontecer.

Ana informou que o relatório da audiência será entregue ao Tenente Coronel Júlio Cesar Marobim para que possa dar a sua versão dos fatos.

28/10/2009 - 17:47
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo