Voltar para a tela anterior.

Toigo reafirma defesa pela criação da Zona Franca da Uva e do Vinho

O parlamentar representou o Legislativo em audiência pública sobre o tema, na cidade de Bento Gonçalves


A possibilidade de criação da Zona Franca da Uva e do Vinho voltou a ser defendida na tribuna caxiense pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a plenária desta quarta-feira (19/06). O parlamentar representou o Legislativo em audiência pública sobre o tema, na última sexta-feira (14/06), em Bento Gonçalves, na sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A reunião contou com integrantes da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e seus Derivados, aproveitando a Expobento e a Fenavinho que ocorrem na cidade vizinha até dia 23 deste mês. “Afirmamos nosso compromisso como cidade sede da região metropolitana (da Serra Gaúcha) em torno da criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. É de nosso interesse e uma alternativa de reduzir os tributos sobre o vinho”, exemplificou o pedetista, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento, Fiscalização e Controle Orçamentário da Câmara.

A Zona Franca da Uva e do Vinho é o foco do projeto de lei nº 9045/2017, de autoria do ex-deputado federal João Derly/REDE. De acordo com Toigo, além da redução de tributos para a produção vitivinícola, a Zona Franca poderia aumentar a competitividade e a diversificação da matriz econômica, além de abrir novos investimentos no enoturismo.

Toigo também informa que defendeu, no encontro, a instituição do Programa de Apoio ao Jovem Agricultor. Segundo ele, essa iniciativa ajudaria a evitar o êxodo dos jovens para as cidades, os incentivando a empreender.

Por fim, o vereador comemorou o anúncio do fim da substituição tributária para a indústria do vinho anunciado recentemente pelo governador Eduardo Leite/PSDB. Essa decisão também foi elogiada pelo parlamentar Adiló Didomenico/PTB.

19/06/2019 - 13:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo