Voltar para a tela anterior.

Educação para todos e política habitacional encerram o seminário Diálogos Caxias

Os quatro painéis buscaram contribuir com o aperfeiçoamento do Plano Diretor do Município


Desenvolvimento Social foi o tema do quarto e último painel do seminário “Diálogos Caxias – A Cidade que Queremos”, nesta segunda-feira (17/06), na sala das comissões do Legislativo caxiense. A condução dos debates coube ao vereador Elói Frizzo/PSB, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação. O ciclo de debates buscou aperfeiçoar o projeto de lei complementar 52/2017, por meio do qual a Prefeitura tenta instituir o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, em revisão ao Plano Diretor vigente (lei complementar 290/2007).

Professora e coordenadora do diretório do CNPq e Observatório de Educação da UCS, Nilda Stecanela defendeu uma educação mais humana e que tivesse a participação de crianças, jovens, adultos e idosos, sendo ela não apenas uma responsabilidade da escola e da universidade, mas, também, da organização familiar, da sociedade e das manifestações culturais.

Em prol da educação para todos, Nilda pontuou que é preciso pensá-la de forma integrada, levando-a para todos os níveis de ensino e espaços educativos, sabendo escutar os discursos populares e se relacionar com a agenda cultural da cidade. Atentou para o respeito e o equilíbrio com os movimentos sociais e questões de gênero. Citou que as discussões precisam considerar as diferenças de crenças e culturas.  Segundo a professora, é necessário sinalizar qual o potencial de inovação da educação, como um produto que contribua com a ciência e a sociedade, a fim de se obtenham melhores condições de vida.

Arquiteta e coordenadora de Gestão de Risco de Desastres da UFRGS, Eloísa Giazzon abordou as pautas de direito à moradia e as diretrizes do Plano Nacional de Habitação, que trata da integração urbana de assentamentos precários, melhorias de assistência técnica e desenvolvimento institucional dos municípios. Apontou que, por vezes, a população desconhece as políticas públicas. Para ela, políticas habitacionais só terão sentido se interagirem com a sociedade.

A arquiteta tratou a habitação como um interesse social, na elaboração do Plano Diretor, pois, para Eloísa, o setor implica na construção da cidade como um todo, a partir do controle do poder público, de um conselho atuante e de uma regularização fundiária responsável, que promova habitação segura.

Além do vereador-presidente Elói Frizzo/PSB, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/MDB, Gustavo Toigo/PDT e Paula Ioris/PSDB. Frizzo enfatizou a importância e o resultado positivo dos painéis, que vão contribuir para o aperfeiçoamento do texto do Plano Diretor. Diversos vereadores, professores, lideranças comunitárias e empresariais prestigiaram o evento nesta manhã.

17/06/2019 - 16:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo