Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso participa de atividade pelo dia contra a violência

Presidente do grupo parlamentar, o vereador Felipe Gremelmaier falou sobre mobilização por delegacia específica


Com apresentações musicais, teatro, exposição e bate-papo, iniciou-se, nesta quarta-feira (12/06), a programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, marcado para 15 de junho. Presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB falou ao público, na abertura, no Centro de Cultura Ordovás. O tema foi a mobilização do grupo parlamentar, para Caxias do Sul ter uma Delegacia Especial de Proteção ao Idoso.

O emedebista informou aos idosos que a instalação da delegacia já conta com o apoio de órgãos importantes, como a Delegacia Regional da Polícia Civil e a Procuradoria-Geral do Estado, em Caxias. Destacou que o processo tramita junto à Secretaria Estadual da Segurança Pública. Felipe explicou sobre a importância da delegacia, no combate aos crimes cometidos contra idosos, principalmente os golpes financeiros. Inclusive, alertou que uma nova modalidade desse crime, por meio de cartão de crédito, surgiu na cidade.

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa são promovidas por um grupo de trabalho, formado pelo Conselho Municipal do Idoso, a Comissão do Idoso do Legislativo e a Coordenadoria do Idoso. Haverá atividades até 26 de junho. No primeiro dia, professores do Programa Valores na Educação: Tribos nas Trilhas da Cidadania desenvolveram conscientização sobre a violência contra o idoso, junto a alunos desde o 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Os jovens cantaram e apresentaram teatro aos idosos. Também houve exposição de cartazes, com frases e objetos antigos, para mostrar a importância da valorização das pessoas da terceira idade. Aconteceu, ainda, roda de conversa, mediada pela psicóloga e professora Giovana Grison, para discutir o tema “Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.

Além do vereador-presidente Felipe Gremelmaier/MDB, integram a Comissão do Idoso os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PDT e Tatiane Frizzo/SD.

Programação

Até 14/6, sexta-feira: representantes da Coordenadoria do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso entregarão folderes na UPA Zona Norte UBS, Pastoral da Pessoa Idosa, Grupo de Idosos do SCFV – ACPMEN, Grupo de Idosos do SCFV – Alegria de Viver SCAN CRAS/CREAS, Grupo de idosos SCFV- Centro de Convivência Tia Oli e Projeto Conviver da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

14/6, sexta-feira, 13h30, na Praça Dante Alighieri: distribuição de folderes, orientação da importância da ação e divulgação de locais da rede de proteção ao idoso para denúncias de violência.

26/6, 14h, na Escola Cavalheiro Aristides Germani, no bairro Rio Branco: apresentação da peça teatral “Existe violência nas relações familiares? Como tratamos nossos idosos?”, para os alunos do 9º ano fundamental e do ensino médio da escola.

* Redator: Clever Moreira.

12/06/2019 - 17:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo