Voltar para a tela anterior.

Alex Telles recebe Prêmio Caxias do Sul do Legislativo

Iniciativa do vereador Felipe Gremelmaier/MDB se deve principalmente ao trabalho social promovido pelo jogador


Com o plenário tomado por familiares, amigos, admiradores, autoridades e alunos de sua escolinha de futebol, o jogador Alex Telles recebeu da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (11/6),  o Prêmio Caxias do Sul. Proposto pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB e aprovado por unanimidade pelo Legislativo, o reconhecimento ao atleta se deve principalmente ao seu trabalho social com crianças e jovens na cidade.

Não bastasse a brilhante carreira de Alex Telles, esse jovem caxiense merece essa homenagem pela dedicação social a Caxias do Sul. Mesmo estando longe, não esquece suas raízes e aqui mantém o projeto Gol de Ouro/Alex Telles, que promove esporte e educação a 30 crianças”, destacou o parlamentar.

No bairro Pioneiro, a escolinha de quadra de gramado sintético atende crianças de 9 a 11 anos de idade. Além do incentivo ao esporte, a garotada recebe apoio psicológico, uniforme, camisa de passeio, lanche e corte de cabelos. O plano do atleta e de Leandro Luciano, seu primeiro treinador ainda na época da escola de futsal Top Sport e parceiro no projeto, é, daqui a cinco anos, oferecer cinco categorias de futebol.

Da tribuna, depois de receber o prêmio das mãos do presidente da Câmara Municipal, Flávio Cassina/PTB, Alex Telles falou ao público. Recordou da infância nas escolas La Salle, Santo Antônio e Santa Catarina, da faculdade na Universidade de Caxias do Sul (UCS), de jogar bola na rua e dos amigos. Agradeceu aos pais, José Romi Barboza Telles e Claudete Nicolao Telles, à irmã Hellen Telles e à esposa, Priscila Minuzo, que também é engajada pelo social e desenvolve um projeto de inclusão por meio do hip hop na Zona Norte caxiense.

Emocionado, o atleta declarou: “Caxias do Sul me proporcionou coisas que jamais esquecerei. Quando me pergunto de onde sou, não digo que sou do sul do Brasil, mas de Caxias do Sul, com orgulho. Não nos tornamos jogador de futebol para ganhar prêmios como esse, mas pela vontade de jogar. Por isso procuro ajudar crianças e jovens a realizarem esse sonho. Pelos nossos projetos sociais, eu e minha esposa procuramos devolver à cidade tudo o que ela nos deu. É o mínimo que podemos fazer. É preciso acreditar nas crianças e nos jovens”.

O presidente Flávio Cassina disse: “A Casa se sente jubilada por fazer essa homenagem e por esse momento único. Caxias do Sul é representada pelo mundo por alguém que era minúsculo, saiu daqui e chegou à Seleção Canarinho”.

Em sua manifestação, Felipe Gremelmaier também falou da trajetória do jogador, iniciada aos seis anos no futsal, no Colégio La Salle, até chegar a um clube europeu e ser convocado à Seleção Brasileira. Ainda na infância, o caxiense ganhou destaque primeiro na escola Top Sport. Aos 15 anos, ingressou nas categorias de base do Esporte Clube Juventude, no qual se profissionalizou.

Do alviverde, o lateral-esquerdo foi para o Grêmio, onde teve grande contribuição em uma Taça Libertadores da América e ajudou a levar o time ao vice-campeonato Brasileiro, em 2013. Seu talento em campo garantiu-lhe o prêmio de melhor jogador daquele campeonato na sua posição.

No ano seguinte, a Europa abriu as portas para Alex Telles e nesse continente ele permanece encantando torcedores. Primeiro, jogou no Galatasaray, da Turquia, onde conquistou todos os títulos nacionais possíveis. Depois, o lateral vestiu o azul e preto da Internazionale de Milão, na Itália. Em 2016, o caxiense foi brilhar no Porto, de Portugal, onde é ídolo e muito conquistou. Em 2019, o jogador vestiu a amarelinha da Seleção Brasileira.

12/06/2019 - 12:58
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo