Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa e estudantes apresentam projeto de ampliação da passagem estudantil para a Secretaria dos Transportes

Objetivo é assegurar aos estudantes o direito do uso da tarifa estudantil aos domingos e feriados


 

Na tarde da última terça-feira (27), a vereadora Denise Pessôa/PT e representantes de entidades estudantis reuniram-se com o secretário municipal dos transportes, Vinicius Ribeiro, para tratar do projeto de lei da vereadora que assegura aos estudantes o direito ao uso da tarifa estudantil em domingos e feriados.

Além da vereadora e do secretário, participaram da reunião os estudantes Ana Julia Sousa Pereira, do Instituto Cristóvão de Mendoza e integrante da Comissão Pró-UCES (União Caxiense de Estudantes Secundaristas); Anelise de Oliveira Muller, da Pastoral de Juventude; Baltira Santos, do curso de Enfermagem da Faculdade Fátima; Cassiana Borilli, do curso de Relações Internacionais e da Comissão pró-DCE da Faculdade América Latina/Montserrat; Cristiano Cardoso, estudante de Ciência Política da América Latina/ Montserrat e assessor da deputada Marisa Formolo (PT); Diego Hamester, diretor da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas); Francielle Domingues, estudante de Direito da UCS (Universidade de Caxias do Sul); e Pablo Tomasi, do Diretório Acadêmico de Filosofia da UCS.

A vereadora apresentou para o secretário o projeto de lei 114/2009, que foi elaborado em conjunto com os estudantes e regulamenta um dispositivo da Lei Orgânica Municipal sobre o uso do cartão estudantil. A Lei Orgânica não veta o uso da tarifa estudantil nos finais de semana, mas atualmente os estudantes são impedidos de usar seu cartão nos domingos e feriados. O projeto apresentado pela vereadora Denise garante que a tarifa estudantil seja válida todos os dias, permitindo que os estudantes possam se deslocar para outras atividades e não apenas para a escola.

Para a vereadora, "a educação não está restrita somente às salas de aula pois, devido à falta de tempo, o estudante utiliza os finais de semana para realizar os trabalhos extra-classes, como pesquisas, trabalhos em grupo, grupos de estudo etc., além de frequentar atividades culturais, teatros, cinemas, cursos, enfim, o lazer, que também complementa uma boa educação. Ou seja, aos sábados, domingos e feriados os estudantes continuam sendo estudantes, portanto, devem manter os mesmos direitos."

O secretário mostrou-se simpático ao projeto. Vinicius Ribeiro prometeu incluir a ideia no plano de melhorias no transporte coletivo urbano, que está sendo desenvolvido em função do fim da vigência do atual contrato com a Visate. O secretário concorda que se trata de "um benefício e não um privilégio dos estudantes", e que o aumento da quantidade de usuários nos finais de semana seria benéfico para o sistema.

A vereadora Denise Pessôa considerou o encontro produtivo e espera que as reivindicações dos estudantes sejam atendidas pelo poder executivo municipal.

 

28/10/2009 - 17:09
Assessoria da Vereadora Denise Pessôa
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo