Voltar para a tela anterior.

Vereadores aprovam pedido de informações à Secretaria de Saúde

Texto questiona caso de paciente que pediu auxílio da Brigada Militar para ser atendida


Na sessão desta quinta-feira (06/06), foi aprovado o requerimento 87/2019, que solicita Informações à Secretaria Municipal da Saúde no que compete ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH).  Tramitado em regime de urgência, o pedido de informações foi acolhido por unanimidade pelos parlamentares.

De autoria do vereador Rafael Bueno/PDT, ele solicita cópia das imagens das câmeras de segurança do IGH de 2 de junho de 2019, entre 17h e 23h59min, mostrando todas as entradas e saídas de pacientes. O motivo é a denúncia de uma paciente, que alega ter tido atendimento negado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e precisou pedir a intervenção da Brigada Militar para garantir o auxílio. Segundo o vereador pedetista, o IGH nega a acusação. 

Rafael Bueno justificou o pedido diante das contradições expostas pela UPA e pela paciente. Disse que a unidade médica se encontra estrangulada e relatou depoimentos de outros pacientes. Durante a sessão, o pedetista solicitou à Mesa Diretora da Casa que providencie judicialmente uma visita da Comissão de Saúde e Meio Ambiente ao Postão 24 Horas, para os vereadores poderem conferir a situação das reformas.   

Um novo pedido de informações deve ser protocolado por Bueno, que disse ter recebido denúncias de antibióticos para vencer no Postão e que não foram destinados a outros hospitais. Também questionou se o pagamento de R$ 40 mil de aluguel a um pavilhão para guardar utensílios do Pronto Atendimento estava previsto no orçamento do município.

Acerca desse futuro novo requerimento, Adiló Didomenico/PTB sugeriu que se acrescente um pedido de inventário desses bens, móveis e demais itens que se encontram no espaço.

Elói Frizzo/PSB defendeu que, se a atual administração municipal tivesse prosseguido com o planejamento da ex-secretária de Saúde, Dilma Tessari, o Postão 24 Horas não teria sido fechado totalmente para as reformas e supriria as carências da UPA e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  

 

REQUERIMENTO nº 87/2019 (votação):

 

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Ausente

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Ausente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

PAULA IORIS PSDB Presente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Ausente

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Não votou

TIBIRIÇÁ VIANNA MAINERI PRB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

06/06/2019 - 12:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo