Voltar para a tela anterior.

Câmara convoca Chefia de Gabinete para esclarecer sobre viagens

O requerimento exigindo a vinda ao Legislativo de Francisco Antônio Guerra, que também é vereador licenciado, recebeu o voto unânime do plenário


Os parlamentares caxienses aprovaram, na sessão desta quinta-feira (06/06), a convocação do chefe de Gabinete da prefeitura e vereador licenciado, Francisco Antônio Guerra/PRB, para prestar esclarecimentos sobre viagens realizadas recentemente, representando o município. O requerimento 83/2019, exigindo a vinda de Chico Guerra à Câmara, recebeu o voto unânime do plenário.

Autores do texto, os parlamentares Rodrigo Beltrão/PT, Alceu Thomé/PTB, Denise Pessôa/PT e Renato Oliveira/PCdoB querem saber as ações e resultados obtidos para a cidade, a partir da viagem oficial de representação que Chico Guerra fez à Itália, no mês de março deste ano, e a Fortaleza/CE, em maio. Também desejam obter um sinal de retorno sobre as próximas viagens que estariam agendadas pelo chefe de Gabinete para o mês de junho (a Brasília, na 27º Expotchê; e a São Paulo, na 14ª ISC Brasil - Feira e Conferência Internacional de Segurança).

“É função da Câmara fiscalizar as ações do prefeito (do Executivo), ainda mais diante do desprezo (do Executivo) com o Legislativo. Além disso, a gente está usando a mesma régua que o prefeito (Daniel Guerra/PRB) usava quando era vereador, época que cobrava sobre esse tipo de viagem. Agora, nós queremos saber se essas viagens do chefe do Gabinete atendem ao interesse público”, explica Beltrão, acrescentando que a previsão das próximas viagens já consta no Portal da Transparência da prefeitura e, por isso, integra o texto da convocação.

No entendimento do parlamentar Rafael Bueno/PDT, Chico Guerra precisa informar à Câmara sobre os benefícios práticos das viagens e não mostrar fotografias do percurso. “Que contratos foram feitos, o que essas viagens trouxeram de efetivo à comunidade?”, questiona o vereador.   O retorno e o interesse financeiro de empreendedores das cidades visitadas em investirem em Caxias do Sul também foram aspectos cobrados pelo emedebista Paulo Périco.

Os legisladores esclarecem que a convocação está em conformidade com a Lei Orgânica Municipal (artigo 62) e com o Regimento Interno do Legislativo (artigos 176 e 234).

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO nº 83/2019

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Ausente

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Presente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

 

06/06/2019 - 11:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo