Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia a Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais

Os 25 anos da Agapia foram lembrados pelo atual diretor


O Legislativo caxiense prestou homenagem, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/06), à Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais (Agapia). Criada em 30 de junho de 1994, a entidade chega aos 25 anos neste mês.

Desde então, a Agapia tem a finalidade de incentivar a pesca esportiva e o estímulo de práticas preservacionistas e ecológicas, através de palestras, publicações e peixamentos, soltura de alevinos para repovoar as águas, em várias regiões do Estado.

O proponente da homenagem, Ricardo Daneluz/PDT, utilizou a tribuna para parabenizar Agapia. O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo destacou a importância da pesca esportiva para o meio ambiente. Foram realizados eventos no entorno da barragem do Arroio Marrecas para, acima de tudo, preservar o meio ambiente. Inclusive recolhendo resíduos espalhados na beira do arroio.

Italo Franzoi, atual diretor da Agapia, afirmou que a Associação, além de ser referência no Estado, é modelo no Brasil. A entidade sem fins lucrativos possui mais de 180 sócios ativos, sendo a maior associação do segmento em território nacional.

“Nossa filosofia é semear sempre, para cada vez colher mais”, mencionou Franzoi. Ele ainda falou sobre os quatro recordes brasileiros conquistados pela Agapia. Um deles, inclusive, é recorde mundial: um robalo peva de 4 quilos, capturado no Rio Mampituba.

Para finalizar, Daneluz destacou que muito ainda deve ser feito no Estado e no país para que a pesca esportiva e o turismo ecológico sejam um negócio economicamente sustentável. Porém, segundo ele, o principal é que haja consciência de preservação dos recursos hídricos.

05/06/2019 - 11:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo