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“Diálogos Caxias” debate alternativas para melhorar a mobilidade

Coordenado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano do Legislativo caxiense, o encontro reuniu especialistas e também discorreu sobre a atuação do poder público nessa área


O que queremos priorizar em termos de mobilidade urbana em Caxias do Sul? O transporte individual ou coletivo? Como reduzir congestionamentos principalmente nas ruas centrais? Como o poder público pode e deve entrar com políticas específicas voltadas ao setor? Indagações como essas guiaram o segundo painel do ciclo de debates “Diálogos Caxias: a cidade que queremos”, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Parlamento caxiense, na manhã desta segunda-feira (03/06).

Sob a coordenação do presidente da CDUTH, vereador Edio Elói Frizzo/PSB, o encontro reuniu um público de aproximadamente 70 pessoas, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. Neste segundo painel – o primeiro ocorreu no dia 27 de maio e abordou sobre “Desenvolvimento econômico” – as discussões giraram em torno de políticas públicas de transporte e mobilidade urbana, tendo a presença dos painelistas Walter Cruz (engenheiro e coordenador de pós-graduação EAD de Marketing e Vendas da FSG) e Luciano Resner (engenheiro e diretor executivo da Marcopolo). Também participaram os debatedores Edson Marchioro (arquiteto e ex-vereador e ex-secretário municipal caxiense) e Gustavo Marques dos Santos (advogado e diretor-geral da Viação Santa Tereza/Visate).

Walter Cruz defendeu uma cidade que se movimente e que tenha capacidade de interligar os vários modais de transporte (ônibus, bicicleta, automóveis, entre outros). Como exemplo citou o TransMilenio, que é o Sistema Integrado de Transporte Público adotado em Bogotá, capital da Colômbia com cerca de 8 milhões de habitantes. “Vamos buscar uma decisão política para que nossa cidade se torne melhor, se mova”, propôs Cruz.

No entendimento de Luciano Resner, o poder público é fundamental quando o assunto envolve transporte público. O engenheiro e diretor executivo da Marcopolo apresentou diversos dados. Entre eles que o Brasil possui a segunda maior frota de ônibus do mundo (com 107 mil unidades), perdendo apenas para a China (170 mil ônibus). Entre as tendências do momento, Resner citou os ônibus elétricos, que já vêm sendo testados no Brasil e é realidade em outros países, como Chile e China. “Gostaria de ver um ônibus elétrico rodando em Caxias do Sul. Já quase passou da hora (para isso ocorrer)”, avalia o diretor.

Resner listou modelos de ônibus que vêm sendo testados pela Marcopolo e fez algumas comparações sobre a maior capacidade do transporte coletivo em relação a outras modalidades. O engenheiro também destacou positivamente a experiência colombiana e informou que a Marcopolo fornece ônibus nas renovações de frota de Bogotá. Segundo ele, o TransMilenio é um sistema inspirado em uma experiência brasileira, de Curitiba/PR, só que mais aperfeiçoado. Resner considera necessários subsídios públicos nessa área, além da interligação entre modais, tendo em vista que o transporte é um ecossistema. Ao mencionar alguns desafios para a inovação nessa área (como a necessidade de acompanhar tendências globais, tecnologia, legislação adequada, infraestrutura, subsídios e incentivos), alertou: “Precisamos de transporte de massa. Se continuarmos com transporte individual, vamos travar a cidade”.

Como debatedor, o arquiteto e ex-secretário municipal de Trânsito Edson Marchioro fez um resgate histórico dos diferentes planos diretores que a cidade teve ou que tentou ter. Comentou que, na década de 1950, Caxias acabou aprovando um plano que mais favoreceu o “desplanejamento”. Marchioro é um forte defensor do transporte coletivo urbano. Relatou que a troncalização do transporte coletivo vem desde 2003, porém não avançou como deveria com o passar das gestões.

O arquiteto criticou, principalmente, o atual governo. Cobrou o Plano Municipal de Mobilidade e disposição da prefeitura no sentido de ouvir as pessoas. “A cidade que queremos não é a que o prefeito quer, mas que o cidadão quer. Quanto ao projeto do Plano Diretor (em discussão atualmente), não estou nada otimista. Se levanta grande expectativa quando se discute o plano diretor, mas é preciso ouvir a população, pois é ela que sabe onde o sapato aperta”, observa Marchioro.

Na ótica do diretor-geral da Visate, um bom sistema de transporte público urbano exige planejamento. Conforme ele, também é preciso garantir mais proteção aos passageiros. “Hoje, um dos grandes problemas que levam as pessoas não usarem o transporte coletivo é a falta de segurança nas paradas de ônibus. É o risco de assalto”, verifica Santos, informando que a Visate repassa taxa de gerenciamento, cujos valores o município poderia usar nesse tipo de infraestrutura.  O diretor-geral informa que, atualmente, cerca de 100 mil pessoas são transportadas pela Visate diariamente.  Ao todo, se encontram em atividade 7.630 horários, 80 linhas e 295 ônibus.

Vários outros assuntos foram abordados ao longo do painel, como gratuidades, preço da tarifa (hoje está em R$ 4,25), nova licitação do transporte público, carência de acessibilidade nas calçadas da cidade, mais táxi-lotação, mudança de cultura em relação ao uso do carro e ausência de representantes do Executivo no painel. No espaço aberto aos vereadores, se manifestaram os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Rafael Bueno/PDT, Tatiane Frizzo/SD e Ricardo Daneluz/PDT. Ainda estiveram presentes no encontro os legisladores Alberto Meneguzzi/PSB, Elisandro Fiuza/PRB (líder de governo), Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Velocino Uez/PDT.

Presidente da CDUTH, Edio Elói Frizzo/PSB agradeceu a presença dos painelistas e da plateia, e aproveitou para convidar a comunidade para os próximos dois encontros.  O seminário “Diálogos Caxias — A Cidade que Queremos” prevê, ainda, duas etapas: nas manhãs dos dias 10 e 17 de junho, também na Sala das Comissões da Câmara. São essas as temáticas: cidade sustentável e desenvolvimento social.

Além do vereador-presidente Elói Frizzo/PSB, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/MDB, Gustavo Toigo/PDT e Paula Ioris/PSDB.

03/06/2019 - 15:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

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