Integrantes do Instituto Taru convidam vereadores e comunidade a conhecerem o espaço

Da Tribuna Livre do Legislativo, a diretora administrativa da unidade, Cecília Pozza, detalhou as ações que são realizadas na cidade há um ano

Representantes do Instituto Cultural Taru, Cecília Pozza (diretora administrativa) e Jaqueline Pivotto (diretora-geral) marcaram presença no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul e detalharam as ações promovidas pela unidade em um ano de atuação no município. Em Tribuna Livre, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/05), Cecília convidou vereadores e comunidade a conhecerem o espaço, que funciona na Rua La Salle, 933, bairro São Pelegrino.

“O Taru foi concebido para ser indutor e produtor de mudanças na sociedade a partir do viés cultural. Serve para acolher todos os públicos”, afirmou Cecília, ressaltando que Jaqueline Pivotto é a idealizadora da iniciativa.

A diretora administrativa informa que, desde o início das atividades, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Taru e acompanharam saraus poéticos e diversos projetos e iniciativas, como: Leia Mulheres; Todos Um; Mulheres Falando de Mulheres; Festival Internacional de Poesia, com destaque à poesia surda; Kombi-Biblioteca, entre outros.

De acordo com a diretora administrativa, não há dinheiro de órgãos públicos para manutenção do local. Dentro do Taru, há um Café chamado Irene no Céu, cuja verba ajuda a manter o espaço, que se movimenta também por meio de projetos próprios, além da realização de oficinas de formação e literárias. “Atuamos sem incentivo público. O nosso incentivo é a vontade de promover mudanças. E sabemos que é difícil manter a cultura viva quando não se tem muitos recursos”, sublinhou Cecília, observando que a cultura tem sido pouco estimulada pelo poder público atualmente em Caxias.

Acolhimento de propostas, parcerias e participação em projetos voltados à comunidade estão presentes no dia a dia do Taru. Entre elas: a presença na Feira do Livro de 2018, com a Kombi-Biblioteca, programação que se repetirá na feira deste ano.

Vereadores pediram a palavra para elogiar as diretoras do Taru e todas as ações desenvolvidas pelo instituto. Entre eles: Adiló Didomenico/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT, Elisandro Fiuza/PRB, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Rafael Bueno/PDT e Tatiane Frizzo/SD.

29/05/2019 - 10:27

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861