Voltar para a tela anterior.

Forças de segurança e entidades apresentam sugestões para o combate à criminalidade em Caxias

Comissão de Segurança Pública quer empregar bem os recursos do PISEG


Vinte e três sugestões de prioridades para Caxias do Sul foram apresentadas pelos órgãos de segurança e entidades durante reunião de construção de planejamento, realizada na tarde desta segunda-feira (27/05), na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar. O encontro, promovido pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, foi o pontapé inicial de um projeto de definição de prioridades estratégicas no combate e diminuição da criminalidade na cidade, que será apresentado ao governo Eduardo Leite e à classe empresarial. A intenção da frente parlamentar, liderada pela vereadora Paula Ioris/PSDB, é aproveitar a nova legislação estadual de compensação tributária (lei 15.224/2018 – Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública PISEG), revertendo os 5% de ICMS para um conjunto de ações que represente um avanço no município, com reflexos em toda a região.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva. Nosso parceiro nessa ação, o Gilmar Casagrande, especialista em planejamento, explicou a metodologia que vai ser utilizada e cada corporação apresentou suas sugestões. Infelizmente, o PISEG não resolve a principal mazela de todos que é efetivo. Então, estamos tendo que ser criativos e inteligentes nas estratégias pensando também em aproveitar melhor os poucos recursos humanos que se tem”, salientou a vereadora.

Participaram da reunião representantes da Brigada Militar, CRPO Serra, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Susepe, Bombeiros, Prefeitura, Consepro, Polícia Rodoviária Estadual e Federal e Ministério Público. Os vereadores Adiló Didomênico/PTB, Gládis Frizzo/MDB, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/SD também estiveram presentes.

Os envolvidos têm até sexta-feira (31/05) para incluir novas proposições e defender, por escrito, suas sugestões, uma vez que todos serão responsáveis pela avaliação. Na próxima segunda-feira (03/06), será enviado um e-mail com as instruções para as entidades pontuarem cada proposta, dentro do prazo estabelecido. 

A expectativa da Comissão é de que o próximo encontro ocorra no dia 13 de junho, quando será conhecido o ranking das ações prioritárias e, a partir disso, elencados os responsáveis dos projetos, que ficarão encarregados do detalhamento e orçamento.

29/05/2019 - 08:48
Gabinete da vereadora
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo