Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno se emociona ao lembrar da luta pela UFRGS na Serra

Parlamentar descreveu caminhada até a assinatura do protocolo de intenções nesta segunda-feira, em Farroupilha


Emocionado e agradecendo a participação de colegas vereadores da atual e de legislaturas passadas, outros políticos, estudantes e professores, o vereador Rafael Bueno/PDT fez uma reconstituição da luta para que a região tivesse um campus ou extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra gaúcha. O pedetista usou o grande expediente na manhã desta terça-feira (28/05) para comentar sobre sua participação na assinatura do protocolo de intenções para instalação de uma unidade da instituição em Farroupilha, na divisa com Caxias do Sul, realizada nesta segunda-feira (27/05). A sede da UFRGS ficará no bairro Cinquentenário, na Rodovia dos Romeiros, em um terreno cedido pela prefeitura de Farroupilha. 

"Foi um sonho de muitos. Não apenas meu, mas que agora se transforma em realidade. Muita gente me disse que eu não conseguiria, que não conseguiríamos, mas agora estamos concretizando. Os pessimistas não tiveram vez. E uma lástima ninguém da prefeitura de Caxias do Sul ter estado no evento", destacou Bueno, lembrando políticos como o ex-prefeito de Caxias do Sul Alceu Barbosa velho/PDT sempre apoiaram a causa.

O pedetista lembrou da "disputa" de algumas cidades para ter a extensão da UFRGS, mas que se chegou a um consenso, agora com a construção em um local próximo das principais cidades da Serra.

"Vocês não sabem o quanto é gratificante ver um sonho realizado. É preciso muita luta para se chegar aos objetivos", enfatizou.

Bueno até lembrou de uma brincadeira antes da assinatura do protocolo, em Farroupilha. O pedetista disse ao prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves/PDT e ao ex-vereador e ex-deputado federal Assis Melo/PCdoB, um dos lutadores pela causa:

"O ex-vereador Assis fez o filho, eu cuidei da gestação e o prefeito Claiton, que é obstetra, executou o parto", disse, referindo-se à luta conjunta pela UFRGS na Serra.

Sobre a emoção em plenário, Bueno explicou:

"Nunca dê ouvidos às pessoas com tendências e pensamentos negativos ou pessimistas, porque elas tiram de você sonhos e desejos mais bonitos. Sempre se lembre do poder das palavras, porque tudo que você falar, ouvir e ler afetará as suas ações."

 

Entenda

Com a parceria assinada nesta segunda-feira prevê a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS em um terreno de seis hectares. 

A unidade terá três edificações, onde serão centralizadas e coordenadas ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. 

O atendimento na região ainda não tem data definida. O desenvolvimento do projeto está dividido em duas fases, sendo a primeira de definição do portfólio de serviços a serem ofertados e a segunda, referente à implantação da infraestrutura física, deve ser finalizada dentro de 30 meses.

28/05/2019 - 14:59
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo