Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa da assinatura do protocolo de intenções para instalação da UFRGS em Farroupilha

Vereador é presidente a Frente Parlamentar Pró-Universidade Pública Federal na Serra Gaúcha desde 2013


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na manhã desta segunda-feira (27/05) da assinatura de protocolo de intenções para instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Farroupilha, na divisa com Caxias do Sul. A solenidade aconteceu no bairro Cinquentenário, na Rodovia dos Romeiros, no próprio terreno de seis hectares cedido pelo município ao projeto. Participaram do evento, entre outras autoridades, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves/PDT, o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e representantes de diversas entidades da Serra. Nenhum representante de Caxias do Sul esteve no evento e, dos municípios da região, estava apenas o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, vice-presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

"Essa é uma luta muito antiga. Uma data importante é o final de abril de 2011, quando o então reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, assinou protocolo de intenções para que tivesse uma extensão da instituição federal na Serra gaúcha. Desde 2013, quando assumi a presidência da Frente Parlamentar, ampliamos a busca por uma educação pública de qualidade na nossa região. Mas bem antes, ainda nos bancos escolares, eu percebia que uma universidade pública teria que se transformar em realidade na Serra", destacou Bueno, que representou a Câmara Municipal no evento.

O pedetista lembrou que nos últimos anos foram realizadas diversas audiências públicas, visitas em ministérios e conversas com prefeitos, líderes de estudantes, professores e pais sobre a importância de a universidade federal chegar à Serra. E fez questão de ressaltar o empenho de vereadores e do ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho/PDT. Uma das visitas ocorreu em 2014 ao então ministro da Educação, José Henrique Paim, em Brasília.

"Através das mobilizações da juventude, dos estudantes, trabalhadores e daqueles que acreditaram nessa luta podemos transformar esse sonho da região em realidade. Agora é agilizar o andamento do campus, buscando parceiro para desenvolver esse polo com perfil tecnológico. Para mim, é um dia que extrema alegria e realização, pois desde o início dessa luta estive a frente de todas negociações e embates", completou Bueno.

Em seu pronunciamento, o prefeito Claiton fez questão de destacar o engajamento político e pediu uma salva de palmas ao vereador Rafael, ao ex-deputado federal Assis Melo/PCdoB (um dos políticos que iniciaram a luta pela extensão da UFRGS, como presidente da Frente Parlamentar no Legislativo Caxiense), e ao reitor Oppermann. O prefeito lembrou que essa mobilização foi de extrema importância para que essa luta de décadas começasse a sair do papel e pediu que os três citados ficassem em pé para receber esse reconhecimento.


Parceria - A parceria assinada nesta segunda-feira prevê a implementação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit/UFRGS. A unidade terá três edificações, onde serão centralizadas e coordenadas ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. O atendimento na região ainda não tem data definida. O desenvolvimento do projeto está dividido em duas fases, sendo a primeira de definição do portfólio de serviços a serem ofertados e a segunda, referente à implantação da infraestrutura física, deve ser finalizada dentro de 30 meses.

27/05/2019 - 16:35
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo