Voltar para a tela anterior.

Câmara se posiciona contrária ao aumento dos preços dos combustíveis

Vereadores expuseram motivos e denunciaram o acréscimo abusivo nas tabelas


Os parlamentares caxienses se declararam contrários ao aumento dos combustíveis, ao aprovarem a moção nº 7/2019, na sessão desta quinta-feira (23/05). A redação se baseia no acréscimo nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, o que deve afetar o preço dos fretes, alimentos e tarifas de transporte e energia.

A moção chama atenção que Caxias do Sul foi uma das cidades que mais ampliou o preço da gasolina no Estado. O texto traz um comparativo com cidades da região que atesta essa diferença.

No espaço de declarações de voto, Rafael Bueno/PDT disse que propôs a moção através de cobranças feitas pela população e defendeu que a Câmara Municipal tenha uma posição firme quanto ao aumento dos combustíveis. Ainda denunciou um suposto cartel nos postos de Caxias do Sul, cobrando abertura de investigação pelo Ministério Público.

Alberto Meneguzzi/PSB apresentou um histórico do trabalho do seu gabinete desde que assumiu o pleito legislativo, em 2017, citando diversos ofícios enviados ao Procon e à Agencia Nacional de Petróleo, para que tomassem providência quanto aos preços abusivos dos combustíveis. O socialista ainda indicou que o Procon divulgue o ranking dos preços dos combustíveis, afim de que o usuário possa detectar quais postos estão com valor acima do normal.

De autoria coletiva dos parlamentares, cópias da moção de contrariedade serão enviadas ao governador do Estado, Eduardo Leite/PSDB; ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco; ao secretário de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saneamento, Transportes e Minas e Energia do Estado, Artur Lemos; ao presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul (Sulpetro), João Carlos Dal'Aqua; aos líderes das bancadas na Assembleia Legislativa; ao coordenador do Procon de Caxias do Sul, Luiz Fernando Horn; e ao Ministério Público Federal de Caxias do Sul. 

 

DELIBERAÇÃO SOBRE MOÇÃO nº 7/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Ausente

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Ausente

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

 

23/05/2019 - 13:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo