Voltar para a tela anterior.

Executivo deve responder sobre Pesquisa de Revitalização da Praça Dante

O prazo para retorno às perguntas do Legislativo é de 30 dias, conforme estabelece a Lei Orgânica


Questionar o Executivo sobre a forma de aplicação da Pesquisa de Revitalização da Praça Dante Alighieri é a pretensão do requerimento 77/2019, aprovado por maioria (21x1) durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23/05). O documento inclui 11 perguntas que têm o objetivo de entender como foi o processo adotado pela prefeitura para colher a opinião da população a respeito de reformas na principal praça de Caxias do Sul.

Conforme o proponente da matéria, parlamentar Paulo Périco/MDB, os dados resultantes da pesquisa foram apresentados em reunião com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), mas não chegaram oficialmente à Câmara de Vereadores. Ele ainda questiona a fundamentação da pesquisa e se ela não é fruto do que chama de modalidade “amostra por conveniência”, quando não existe um critério na pré-seleção do público que responde às questões.

Périco deseja que o Executivo retorne aos questionamentos de forma direta, além de julgar necessário que a anteproposta de revitalização da Dante seja apresentada no Legislativo caxiense assim que possível. Na mesma linha, Rafael Bueno/PDT ressaltou que não foram apresentados valores para o projeto, nem datas para sua execução.

O parlamentar ainda afirmou que comerciantes dos arredores da praça procuraram o Legislativo para demonstrar descontentamento com a possível revitalização. Conforme Bueno, alguns deles estão há mais de 30 anos na localidade e não foram consultados pela prefeitura para responder à pesquisa.

Os vereadores destacaram que não são contra a melhoria de parques e praças da cidade, porém o momento não é oportuno, visto que o município enfrenta crise nas áreas da saúde e da educação. Em concordância, Elói Frizzo/PSB ressaltou que é preciso cautela, pois a Praça Dante é um símbolo de Caxias do Sul.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO nº 77/2019

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Não

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

 

23/05/2019 - 12:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo