Voltar para a tela anterior.

Renato Nunes quer implantação de atendimento odontológico em órgãos de saúde

O parlamentar anunciou que apresentará hoje, na Câmara, projeto de lei sobre o assunto


Na sessão ordinária desta quinta-feira (23/05), o vereador Renato Nunes/PR detalhou o projeto de lei que será protocolado ainda hoje. Lembrando que maio é o mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, o documento busca incorporar um cirurgião dentista no quadro de médicos dos hospitais.

Nunes falou de alguns dados a respeito do câncer bucal, sendo que ele acomete mais homens do que mulheres, com mais de 40 anos de idade. O parlamentar citou, ainda, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados mais de 14 mil novos casos. Os principais fatores de risco são tabagismo e alcoolismo.

A matéria visa à inserção do cirurgião dentista na equipe multidisciplinar, em hospitais públicos e privados, casas de saúde, maternidades e outras instituições que prestem serviços de assistência médica sobre a modalidade de internação médica hospitalar ou domiciliar.

Segundo Nunes, a não realização de condutas mínimas de intervenção odontológica preventiva pode levar o paciente a complicações graves. Sendo assim, o paciente, que se encontra hospitalizado, acaba tendo sua recuperação mais lenta, prejudicando a qualidade de vida.

Algumas complicações sistêmicas podem ser evitadas se a saúde bucal for assistida em ambientes hospitalares. O parlamentar citou a endocardite bacteriana e a pneumonia recorrente. Reforçou que a boca abriga micro-organismos que podem entrar na corrente sanguínea, debilitando o paciente.

A vereadora Paula Ioris/PSDB lembrou o período em que trabalhava na área da saúde. Destacou a importância do tratamento odontológico. Ela disse que acompanhou muitos casos de infecção hospitalar, causados por bactérias da boca.

23/05/2019 - 11:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo