Voltar para a tela anterior.

Santa Sara Kali é lembrada no plenário

Amanhã é comemorado o dia da padroeira do povo cigano


A partir da tribuna, no espaço da sessão ordinária, Adriana Maria da Silva, coordenadora do Grupo de Dança Essência Cigana, falou sobre o dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano. Ela esteve no Legislativo caxiense, na manhã desta quinta-feira (23/05), e ressaltou a importância das diferentes culturas existentes na sociedade.

Adriana afirmou que, apesar de não ser cigana, tem muito respeito pela cultura do povo. Para ela, o preconceito existente se deve à falta de informação. Com a dança, eles buscam informar e difundir os costumes deste povo.

Um projeto de lei foi protocolado, em 2018, para que se comemorasse, em todo 24 de maio, o Dia Municipal da Cultura Cigana. A iniciativa coube ao ex-vereador Neri, O Carteiro/SD (hoje, deputado estadual). Para Adriana, é uma conquista para os ciganos e, também, para os apreciadores de tal cultura. Nessa mesma data, a gruta de Santa Sara Kali, localizada no Sul da França, fica lotada de fiéis e pessoas que compartilham da mesma sinergia cigana.

23/05/2019 - 11:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo