Voltar para a tela anterior.

Alberto Meneguzzi defende inclusão de Caxias na Rota das Cervejarias Artesanais

O vereador articula na área desde 2017, pois acredita na medida como forma de desenvolvimento e turismo para o município


Apresentar as vantagens de inserir Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais, que já engloba cidades do Vale dos Sinos e da Serra gaúcha, foi a intenção do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/05), o parlamentar defendeu que, se a cidade começar a fazer parte do projeto, haverá fortalecimento do turismo, novos emprego, geração de renda e valorização da produção gaúcha de cervejas.

Meneguzzi apresentou o processo de debates do assunto e a evolução obtida até o momento. Informou que foram realizadas reuniões com cervejeiros, prefeitura, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e com o deputado Elton Weber/PSB, autor do projeto que cria a Rota das Cervejarias Artesanais no estado.

Em 2018, segundo o vereador, Caxias do Sul contava com 16 cervejarias, o que acredita demonstrar como o empreendimento pode contribuir para desenvolver o município. Também informou que a cidade é a terceira do país em micro cervejarias e o Rio Grande do Sul lidera a produção da área no Brasil. “É um mercado em franca expansão”, destacou.

O município deve se juntar com cidades que já estão no mapa do Turismo, como Nova Petrópolis, Gramado e outras. O projeto de Lei que inclui Caxias e Farroupilha na rota já foi protocolado na Assembleia Legislativa. “É um avanço muito importante”, comemorou.

Para viabilizar o desenvolvimento do setor das cervejarias, Gustavo Toigo/PDT defendeu que também é preciso consolidar e buscar inclusão de regime tributário diferenciado para os empreendimentos locais, possibilitando alavancar a área. Em concordância, Felipe Gremelmaier/MDB acredita que, com essa base de apoio da rota, será possível qualificar ainda mais os empreendimentos regionais.  

Meneguzzi também aproveitou seu espaço na tribuna para falar sobre as nomeações de cargos em comissão (CC) para parentes. Destacou que em diferentes estados do Brasil, está sendo pedida a exoneração de funcionários que trabalhem no poder público como CC e tenha algum grau de parentesco com representantes.

Neste contexto, o vereador afirmou que é preciso pensar na situação de Caxias do Sul e citou funcionários que têm, de alguma forma, ligação familiar com o atual administrador Daniel Guerra/PRB. Para evitar esse tipo de situação, Meneguzzi informou que a bancada do PSB no Legislativo está sugerindo mudanças na lei orgânica do município. “O objetivo é acabar com essa possibilidade de ficar nomeando parentes, seja no Executivo ou no Legislativo”, explicou.

22/05/2019 - 17:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo