Voltar para a tela anterior.

Ricardo Daneluz apresenta resultados da visita feita à Assembleia gaúcha

O parlamentar listou demandas apresentadas em Porto Alegre


Na sessão ordinária desta quarta-feira (22/05), o vereador Ricardo Daneluz/PDT detalhou as demandas levadas à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (RS), ao longo deste mês de maio. O vereador foi à Capital gaúcha na companhia do parlamentar Adiló Didomenico/PTB. Em Porto Alegre, os parlamentares foram recebidos pelo secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho/PP.

Daneluz discorreu sobre a burocracia e as exigências para conduzir animais no RS. Mencionou o Guia de Trânsito Animal (GTA), um documento necessário para transportar animais de um local para outro. Muito utilizado para levá-los a rodeios, torneios de laço e eventos tradicionalistas. Segundo o pedetista, no caso de transporte de cavalos, é obrigatório portar também carteira de vacinação e exame de mormo e de anemia, embora o GTA já traga esses mesmos dados.

Para o vereador, é como se alguém tivesse carteira nacional de habilitação e precisasse de um novo documento autorizando ir de carro a certos lugares. A principal reivindicação de Daneluz foi a extinção do GTA. Elisandro Fiuza/PRB destacou a importância do tema para a comunidade rural.

Além disso, o parlamentar ainda pediu auxílio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para combater a cisticercose e tuberculose. Essas doenças afetam o gado e são detectadas apenas no abatedouro, sem chances para tratar. Segundo o vereador, hoje tem produtores perdendo até 100 cabeças por abate.

Por fim, Daneluz elogiou a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), que foi tema do grande expediente do deputado estadual Neri, O Carteiro/SD. O pedetista pede que o governo do Estado ceda a estrutura onde funcionava a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no distrito de Fazenda Sousa, para a instituição de ensino. Hoje, a Efaserra está localizada na Terceira Légua.

 

22/05/2019 - 13:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo