Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão defende urgência no atendimento das obras do Loteamento Conquista

Entre as prioridades apontadas no orçamento comunitário estão a pavimentação total da rua Cabo Machado Severo e a reconstrução do centro comunitário


O protesto de moradores do Loteamento Conquista, que aconteceu na última quarta-feira, foi lembrado pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT, na sessão ordinária de quinta-feira (9). Insatisfeitos com a falta de atenção do Executivo para a realização das obras aprovadas pelo orçamento comunitário, os moradores trancaram a saída do loteamento e de bairros próximos.

Segundo Rodrigo, a paralisação é compreensível, uma vez que o bairro possui muitas demandas que devem ser sanadas com políticas públicas eficientes, mas que não recebem a devida atenção. A Associação dos Moradores pediu uma reunião para cobrar a realização das obras mais urgentes. O vereador lembrou a situação do centro comunitário, que incendiou no dia 07 de setembro deste ano, e precisa agora ser reformado. As verbas recebidas até o momento pelo orçamento, não foram suficientes nem para concluir o calçamento na rua principal. Ele leu um manifesto dos moradores dos loteamentos revoltados com a situação, explicando as razões da obstrução da rua Fabio Stalivieri, no bairro Santa Corona, impedindo a passagem de veículos. Diz o manifesto que a situação é caótica, causando problemas de saúde devido ao pó e ao esgoto a céu aberto. Há oito famílias sem saneamento básico. Na avenida Cabo Machado Severo existe um tampo de esgoto quebrado há mais de um mês, e, frequentemente os carros particulares e que fazem o transporte coletivo urbano sofrem danos.

No contraponto, a vereadora Geni Peteffi/PMDB disse que muitas obras do orçamento comunitário foram atendidas. Das 605 obras apontadas, 217 foram executadas. Especificamente no Loteamento Conquista, a vereadora lembrou que nos últimos cinco anos, foi implantada a rede de esgoto cloacal, concluído o centro comunitário, e pavimentada parte da avenida Cabo Machado Severo e das ruas Antonio Pedron e Cassino Pasutti.

O vereador Assis Melo/do PC do B, aproveitou a oportunidade para pedir a revisão dos critérios de escolha das obras que recebem verbas do orçamento comunitário, porque as urgências são apontadas, mas as obras não são realizadas, causando frustração entre a população. Beltrão lembrou que na próxima segunda-feira haverá uma assembleia geral de moradores para discutir o assunto. Pediu o apoio da bancada de vereadores para estabelecer um diálogo com o Executivo, revindicando a execução das obras.

09/12/2010 - 21:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo