Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier divulga nova rota: Caminhos de Caravaggio

Vereador destacou importância do trajeto para fortalecer a história, a fé, a cultura, o turismo, o esporte e o desenvolvimento econômico da região


Divulgar e apresentar os Caminhos de Caravaggio foi a intenção do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/05). O parlamentar explicou o roteiro da nova atração turística (veja a apresentação aqui), que passa pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha.

Conforme ele, é uma oportunidade para aproveitar o dia e o mês de Nossa Senhora de Caravaggio (26/05) e conhecer diferentes paisagens, cenários rurais e urbanos, além de pontos turísticos e históricos. Ele participou da primeira equipe de corrida que percorreu o trajeto no período de 25 horas, com modalidade de revezamento.

Informa que o trajeto engloba 200 quilômetros, partindo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela e encerrando no de Farroupilha, com possibilidade de ser percorrido no período de seis a 10 dias. O roteiro possui sinalização e pode ser realizado, também, por ciclistas. Explicou que as placas azuis, espalhadas pelo trajeto, indicam direção de Farroupilha até Canela e placas amarelas o caminho de Canela a Farroupilha.

O emedebista afirma que o roteiro foi inspirado no tradicional trajeto de Santiago de Compostela, na Espanha. Acredita que o percurso regional promove momentos de reflexão e fé, aliados à contemplação de locais turísticos, como as regiões das Hortênsias e da Uva e do Vinho.

Sua aposta é que, com o tempo, o roteiro passará a ser procurado em diferentes épocas do ano, sem restringir apenas ao período de celebrações de Caravaggio. Ainda informou que, para descansar durante o trajeto de seis a 10 dias, existem pousadas credenciadas que podem ser utilizadas pelos peregrinos. A organização da rota é realizada pela prefeitura de Farroupilha, em parceria com os municípios que fazem parte do trajeto.

Em aparte, o vereador Gustavo Toigo/PDT destacou que o turismo religioso é o que mais cresce, depois do turismo de férias. “É uma atividade econômica importante, movimenta uma série de setores”, ressaltou.

Na mesma linha, Tatiane Frizzo/SD enfatizou que as prefeituras devem trabalhar juntas, oportunizando um turismo que contemple de fato a região.  “Esse roteiro novo é um roteiro de história, de fé, de cultura, turismo, esporte e de desenvolvimento econômico. A região só tem a ganhar”, finalizou Gremelmaier.

15/05/2019 - 13:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo