Derrubado o veto total à flexibilização da liberação de alvará de licença

A autorização poderá ser sem carta de habite-se, provisoriamente, por dois anos e prorrogação por igual período

Por maioria (19 X 1), na sessão ordinária desta terça-feira (14/05), foi derrubado o veto total do prefeito municipal ao projeto de lei complementar (PLC) 25/2018, por meio do qual os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Velocino Uez/PDT tentam flexibilizar a liberação de alvará de licença, com a ausência de carta de habite-se. A autorização seria de forma provisória, por dois anos, podendo ser prolongada por igual período.

Agora, como consequência da derrubada do veto, o PLC 25/2018 retornará para a promulgação do prefeito Daniel Guerra, em 48 horas. Se ele não o fizer, caberá ao presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Flavio Cassina, promulgar o texto, tornando-o lei municipal, também no prazo de dois dias. Nas razões do veto, Guerra alegou que a proposta, na ótica dele, não possui interesse público e conflita com o regramento vigente, podendo dar margem a eventual liberação de alvará para edificações impróprias à ocupação.

Pelo projeto de Adiló e Velocino, haveria a inserção do artigo 60-A no Código de Posturas do Município (lei complementar 377/2010). Conforme os autores da matéria, a intenção é não inviabilizar a primeira liberação ou a renovação da licença do estabelecimento. Se for promulgada pelo prefeito, a matéria entrará em vigor 30 dias após a data de sua publicação.

No debate de hoje, Adiló disse que, nos últimos dias, chegou a 760 o número de alvarás trancados, na Prefeitura. Conforme o vereador Elói Frizzo/PSB, em Flores da Cunha, um alvará leva um dia para ser liberado, o que, segundo ele, tem provocado a saída de empresas, de Caxias para a cidade vizinha.

VETO TOTAL do PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR nº 25/2018 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não

ALBERTO MENEGUZZI PSB Não