Vereadores aprovam moção de contrariedade aos cortes na educação

O documento destaca que a medida compromete o futuro das próximas gerações

Manifestar repúdio ao corte de 30% no orçamento da educação, atingindo diretamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foi a intenção dos vereadores do Legislativo caxiense. A moção 5/2019 foi aprovada por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (14/05).

O documento destaca que a medida prejudica estudantes e compromete seriamente o ensino público e o seu acesso, que estão diretamente ligados ao desenvolvimento do Brasil. Será encaminhado aos IFRS; às Universidades Federais do Estado; ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado; ao governador do Estado; ao secretário estadual da Educação; à bancada gaúcha na Câmara e no Senado Federal; ao ministro da Educação; ao ministro-chefe da Casa Civil e ao presidente da República.

O vereador Renato Nunes/PR acredita que o corte inviabilizará os estudos daqueles que não possuem condições para custear uma profissionalização particular, salientando que, para muitos, o instituto é oportunidade única. Na mesma linha, o vereador Gustavo Toigo/PDT ressaltou que os institutos cumprem o papel de qualificar a mão de obra e promover o desenvolvimento. O pedetista também enfatizou que a população brasileira não pode se contentar com percentual obrigatório de investimentos, na educação.

Um dos idealizadores da moção, o vereador Rafael Bueno/PDT defendeu que o setor educacional não pode ser tratado como mercadoria, pois o estudo é capaz de tirar o país da miséria, além de reforçar seu senso de soberania e emancipação. Ele realizou a leitura de um manifesto escrito pelo Grêmio Estudantil do IF de Caxias do Sul.

Os estudantes agradeceram a oportunidade de articular em defesa do instituto na Câmara Municipal, destacando as conquistas da instituição para o Brasil. Também explicaram que a pesquisa tem extrema importância, pois traz desenvolvimento econômico, tecnológico e social, revertendo o investimento de forma direta ou indireta para todo país. Eles destacaram que, sem recursos adequados, não é possível realizar projetos. “Só a educação é capaz de mudar o mundo”, defenderam.

Como alternativa para a situação, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB sugeriu medidas que pudessem auxiliar a manutenção do IF, proporcionadas pelo poder Executivo Municipal. Explicou que é possível realizar um apoio de contrapartida, isentando a instituição de algumas taxas (como, por exemplo, valores de luz, água e lixo) por determinado período. Da mesma forma, sugeriu uma parceria, trocando a isenção por ações diversas, como publicidade e social.

O vereador Renato Oliveira/PCdoB aproveitou a ocasião para convidar a população caxiense a participar dos atos em defesa da educação, que acontecem amanhã, na Praça Dante Aliguieri. Durante a sua manifestação, informou que, às 9h da manhã e às 17h30, haverá reivindicação pública. “Esse é um momento de luta”, ponderou.

Ainda sobre os atos, o vereador Elói Frizzo/PSB destacou que a juventude, além de ir às ruas, precisa utilizar as redes sociais para se manifestar. Ele afirmou que, dessa forma, é possível evitar as chamadas notícias falsas e proteger a imagem de universidades e institutos públicos. “É preciso resistência contra o atraso que tentam instituir em nosso país”, complementou.

A vereadora Denise Pessôa/PT atentou para o fato de que os cortes atingem desde a Educação Infantil até a pós-graduação, incluindo mestrados e doutorados. Conforme ela, será extremamente difícil recuperar os prejuízos da diminuição de verbas, na área. “É algo profundo, vai atingir a educação como um todo”, lamentou.

O vereador Adiló Didomenico/PTB argumentou ser preciso ampliar os institutos, além de lutar pela criação de uma universidade federal, em Caxias do Sul. Segundo ele, também é importante garantir que o profissional formado em instituição pública possa utilizar seu conhecimento como auxílio à sociedade e a seus indivíduos.

O vereador Arlindo Bandeira/PP caracterizou esta terça-feira como um dia histórico para o Legislativo caxiense, pois o plenário estava repleto de estudantes e apoiadores da causa, além de manifestantes de outros setores. Segundo ele, é essencial que o acesso à educação seja facilitado, não prejudicado ou impedido. Aproveitou o momento para relembrar a resistência dos profissionais da educação. “Nossos professores são guerreiros”, enalteceu.

MOÇÃO nº 5/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim