Voltar para a tela anterior.

Projeto busca implantar o Turismo de Galpão no município caxiense

O texto assinado pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT voltará a plenário para votação final


O projeto de lei 110/2018, que busca implantar o Turismo de Galpão no município caxiense, passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (14/05). Assinada pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT, a matéria retornará ao plenário para votação final. Pela proposta do parlamentar, o Turismo de Galpão, caso ser implantado por lei, deve ser promovido anualmente durante os Festejos Farroupilhas, que ocorrem tradicionalmente em setembro.

Daneluz ressalta que é uma estratégia de hospitalidade com o intuito de promover a cultura gaúcha. Como exemplo, cita o Turismo de Galpão na Semana Farroupilha de Porto Alegre, que ocorre no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, popular Parque da Harmonia, e oferece aos visitantes diversas atividades: caminhadas guiadas, oficinas, gastronomia, palestras e programações culturais.

O vereador pedetista informa que Caxias do Sul é a cidade que mais possui entidades tradicionalistas no Rio Grande do Sul, sendo, atualmente, 92 Centros Tradicionalistas Gaúchos (CTGS), por isso se autointitula "Capital Mundial dos CTG's".

“Em nosso município é realizada a maior Semana Farroupilha da Serra Gaúcha e uma das maiores do Estado do Rio Grande do Sul. É um momento em que recebemos milhares de pessoas, muitas dessas tradicionalistas, participantes de entidades gaúchas, entre outros tantos visitantes que podemos considerar turistas. Tanto o turista quanto o morador local chegam com a expectativa de conhecer mais da cultura campeira, participar e ter novas experiências”, relata Daneluz.

O vereador acrescenta que o Turismo de Galpão proporciona uma vivência desde a chegada à Casa do Turista, onde ocorre a recepção, seguindo para caminhadas guiadas, palestras sobre a cultura gaúcha, oficinas de chimarrão, churrasco, carreteiro, vestimentas e encilhamento de cavalos, entre outros.

14/05/2019 - 15:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo