Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno protocola emenda sobre projeto da Central de Intérpretes

Parlamentar solicita que projeto do Executivo entre em vigor 60 dias após a publicação da lei


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou nesta terça-feira (14/05) uma emenda ao projeto do Executivo encaminhado à Câmara Municipal referente à criação da Central de Intérpretes no município. Conforme a proposta da Prefeitura, o novo órgão terá a finalidade de prestar atendimento diferenciado às pessoas surdas, com informações nos serviços públicos. Porém, desde 2017 tramita no Legislativo um projeto semelhante, proposto por Bueno. Sobre o projeto do pedetista, ele teve o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, mas acabou derrubado na sessão do dia 7 de maio e segue tramitando na Casa. Na emenda protocolada, o vereador solicita que o projeto entre em vigor dois meses após a publicação da lei. A proposta da Prefeitura diz que a legislação entraria em vigor 360 dias após a publicação.

"Engraçado é que justamente na semana que veio à discussão em plenário o meu projeto sobre a Central de Intérpretes, protocolado durante a Semana Municipal de Libras, em 2017, também de minha autoria, o prefeito encaminha projeto similar. Ou ele ficou com ciúmes ou está agindo de má-fé, porque o meu projeto foi construído juntamente com a comunidade surda. Caracterizo como uma atitude politiqueira e uma falta de caráter, aliás, um retrato da administração Guerra, principalmente porque ele tenta ludibriar e iludir as pessoas com esse projeto no qual prevê a entrada em vigor somente 360 dias após a publicação", destacou Bueno.

Segundo Bueno, no plano de governo do então candidato Guerra a prioridade número um do quesito acessibilidade era a criação da Central de Intérpretes:

"Esse projeto era o item número um do plano de governo Daniel Guerra no quesito acessibilidade. Se fosse tão interessante para ele colocar a Central de Intérpretes, não deixaria para dois anos e cinco meses após o seu governo e principalmente para botar em vigor em período eleitoral (2020)."  

14/05/2019 - 14:33
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo