Vereador Rafael Bueno verifica instalações da UBS do Cristo Redentor

Parlamentar foi uma das lideranças que mais lutou pela obra, pronta há 25 meses e prestes a ser inaugurada

Pronta há dois anos e três meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Redentor deve ser inaugurada nas próximas semanas, provavelmente até meados de maio. Na tarde desta segunda-feira (15), o vereador Rafael Bueno/PDT, uma das lideranças comunitárias que mais lutou pela concretização do prédio, visitou as instalações e salientou que a mobilização de centenas de pessoas do bairro e localidades vizinhas finalmente terá efeito prático. Bueno e moradores do Cristo Redentor, Panazzolo, Exposição, Vila Ipiranga e do loteamento Flor da Serra chegaram a entregar um abaixo-assinado com mais de 4 mil assinaturas ao Ministério Público (MP), ainda em abril de 2018, pedindo a abertura do posto, que deve beneficiar cerca de 13 mil moradores.

O pedetista lembra que a luta pela UBS começou ainda quando era presidente do bairro, há mais de uma década, quando tinha apenas 17 anos. Ele visitava as pessoas em suas casas e participava de encontros em entidades do bairro para explicar a importância de ter um posto de saúde. Durante seus dois mandatos como vereador, Bueno também organizou audiências, reuniões e encaminhou diversos pedidos de informações cobrando os motivos pelos quais a unidade não era aberta ao público depois de ter ficado pronta. A abertura é uma das maiores cobranças da população junto ao gabinete do parlamentar.

"Ver essa obra pronta há tantos meses sempre foi uma situação que revoltava e entristecia os moradores, além de os obrigar a buscar atendimento em UBSs do outro lado da BR-116 (como Bela Vista e Cristo Operário), e ainda por cima não têm prioridade por serem de outro bairro. Ao mesmo tempo, me passa um filme na cabeça ao ver que nossa luta de tantos anos não foi em vão", lembrou Bueno.

O parlamentar acredita que apesar da demora do município em inaugurar o prédio, os funcionários que atenderão na unidade estão bem preparados e contentes em poder ajudar a população. Além disso, Bueno verificou que os móveis, aparelhos e estrutura física da UBS estão bem adequados para que a população seja bem atendida.

Estrutura - A UBS do Cristo Redentor tem 360 metros quadrados, distribuídos em uma sala de grupo, uma sala de observação, um consultório ginecológico, dois consultórios odontológicos, cinco consultórios multiprofissionais (podem ser usados por pediatras, médicos clínicos, assistentes sociais e enfermagem), uma sala de vacinas, farmácia, recepção, sala de gerência, almoxarifado, copa, sala de lavagem e esterilização de materiais, depósito de materiais de limpeza e sanitários. Algumas adaptações poderão ser realizadas para otimizar o atendimento.

15/04/2019 - 16:27
Gabinete do Vereador Rafael Bueno