Vinicius Ribeiro quer a criação de um sistema cicloviário em Caxias do Sul

Vereador propôs, ainda, a disponibilização de estacionamentos para bicicletas em toda a cidade

Duas proposições do vereador Vinicius Ribeiro/PDT estão tramitando pelas comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Elas visam a oferecer alternativas para amenizar o impacto no trânsito, causado pelo excesso de veículos, sobretudo, em horários de pico. Uma das propostas tenta implantar o Sistema Cicloviário em Caxias do Sul, o Siclo. Trata-se da implementação de diversas ações pelo poder público, com vistas à criação de uma estrutura viária específica para circulação de bicicletas, tendo faixas para esse fim, nas ruas e áreas de lazer do município, detalha.

Segundo Vinicius, o Siclo irá colaborar para diminuir o impacto do aumento de veículos na cidade. Dados da Secretaria Municipal dos Transportes estimam que Caxias tenha 1,87 habitantes por veículo. O meio de transporte por bicicletas oferece maior acessibilidade e mobilidade, principalmente, pela integração com o transporte coletivo, por meio da implantação de estacionamento de bicicletas nos terminais de ônibus, sinaliza.

O Sistema Cicloviário compreenderia, ainda, espaços destinados à circulação de bicicletas em pontes, viadutos, túneis e, também, nas novas vias do município.

Outro projeto busca complementar o Código de Obras, prevendo estacionamentos para bicicletas, nas áreas públicas e privadas do município. O parlamentar explica que, com a medida, locais como terminais e estações de transbordo do transporte urbano, centros comerciais e de lazer, hospitais, indústrias e supermercados, além de órgãos públicos e instituições de ensino, deverão disponibilizar as vagas, na proporção de uma para cada dez ocupadas por automóveis.

A matéria também prevê que os estabelecimentos que descumprirem a norma estarão sujeitos à advertência e à posterior multa, podendo chegar à cassação do alvará de funcionamento.

07/12/2010 - 17:00
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul