Voltar para a tela anterior.

Flavio Cassina retoma a doação de órgãos e tecidos na tribuna

O parlamentar é autor da lei que institui o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos


O vereador Flavio Cassina/PTB (presidente da Câmara) ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira (11/04), para falar sobre a doação de órgãos e tecidos. Ele é o autor da lei 7.782/2014, que instituiu o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul, comemorado no 12 de abril de cada ano.

A ordem das doações segue lista. Além disso, o doador precisa ser compatível com o receptor. O parlamentar citou que a fila de transplantes é controlada pela Central de Transplantes, organismo do governo do Estado. Cassina utilizou o termo reciclagem orgânica para se referir às doações que podem ser realizadas ainda em vida.

Presentes ao plenário, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Olga Maria Kayser foram convidados por Rafael Bueno/PDT a doar sangue, ação permitida a partir dos 16 anos de idade. A importância do tema também foi destacada pelo vereador Alceu Thomé/PTB, que afirmou que doar sangue também é sinal de saúde. O Adiló Didomenico/PTB defendeu que as ações de conscientização fossem frequentemente realizadas.

O vereador Edson da Rosa/MDB enfatizou a necessidade dos exames de doação, pois é possível diagnosticar doenças que, às vezes, não possuem sintomas. Líder de governo no Legislativo caxiense, o vereador Elisandro Fiuza/PRB afirmou que é preciso quebrar paradigmas e deixar de lado algumas questões culturais, a fim de salvar vidas. Fiuza ainda foi surpreendido durante a sessão com um pedido de doação de sangue, em seu celular.

Conforme o vereador Gustavo Toigo/PDT, 80% dos transplantes são bem-sucedidos. O pedetista ainda ressaltou que doar órgãos e tecidos é um ato de solidariedade.

11/04/2019 - 16:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo