Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno afirma que prefeitura persegue pequenos devedores

Parlamentar criticou postura do Executivo por não cobrar os maiores sonegadores


A informação de que a prefeitura de Caxias do Sul enviou 32.335 guias de pagamento para contribuintes em dívida ativa entre R$ 1 mil e R$ 5 mil e, caso não sejam quitadas até 20 de maio as cobranças serão enviadas para protesto em cartório, repercutiu no Legislativo na sessão desta terça-feira (09/04). O vereador Rafael Bueno/PDT criticou a postura do município contra os que devem menos, alegando que não são atacados os grandes devedores da cidade.

"Com as taxas de desemprego, com pessoas tendo que ir às ruas para vender o que conseguem para sobreviver, sem conseguir comprar remédios e dar alimentos aos filhos, fazer essas cobranças sem atacar quem mais deve, que são os grandes sonegadores, soa como um golpe contra essas pessoas, as mais prejudicadas na cadeia social", destacou Bueno.

O parlamentar diz que houve mudança de postura do prefeito, citando seus posicionamentos quando ele era vereador. "Desde 1º de janeiro de 2017 estamos solicitando o Refis Caxias, abrindo a oportunidade de todos os contribuintes realizarem esse parcelamento, nas condições que tiverem. Porém, o prefeito Daniel Guerra enquanto vereador desta Casa, era contra Refis porque estaria defendendo caloteiros e grandes empresários. Mas agora o que está fazendo é penalizar aqueles que não têm condições sequer de sobreviver dignamente", destacou.

Bancas de revistas

O vereador também criticou a intransigência da prefeitura em relação aos donos de cinco bancas de revistas da cidade, sendo três montadas nas praças Dante Alighieiri e João Pessoa, e com décadas de serviços ao público. Eles estão sendo notificados a abandonar os locais de trabalho e com risco de ter as mercadorias apreendidas ainda nesta semana.

"Há vida em alguns locais da cidade porque as bancas estão lá, porque ninguém mais frequenta praças e parques, até porque a prefeitura não as mantêm em condições. As bancas trazem e levam cultura às pessoas. Todas as cidades do mundo têm bancas. Estamos andando na contramão, porque as pessoas da cidade estão sendo tratadas como marginais", reclamou o vereador.

09/04/2019 - 15:23
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo