Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação cobra do governo do estado obras em escolas de Caxias do Sul

Comitiva liderada pelos vereadores Frizzo e Renato esteve nas secretarias da Educação e da Fazenda


A cobrança pela retomada das obras de escolas estaduais, nos bairros Serrano e Vila Ipê, em Caxias do Sul, foi a tônica das conversas que os vereadores Elói Frizzo/PSB e Renato Oliveira/PCdoB travaram com representantes das secretarias da Educação e da Fazenda, na tarde desta segunda-feira (06/12), em Porto Alegre. Na oportunidade, o secretário-adjunto estadual da Educação, Paulo Rezende, informou que, desde a quarta-feira passada, está assinada a ordem de início das obras da Escola Estadual Vitório Webber, no bairro Serrano, com custo total de R$ 744.709,80. Disse que a empresa vencedora da licitação tem cinco dias úteis, a contar da assinatura, para iniciar as obras.

Por outro lado, Rezende afirmou que ainda depende do aval da Secretaria da Fazenda para retomar as obras da Escola Estadual de Vila Ipê, orçadas em R$ 1,373 milhão. A conclusão desse colégio só depende da autorização do secretário Ricardo Englert, justificou. Diante do impasse, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal, Elói Frizzo, decidiu se reunir com o chefe de gabinete do secretário da Fazenda, Antônio Kehrwald, sendo acompanhado pelo vereador Renato, morador da Zona Norte de Caxias.

Em seu gabinete, Kehrwald prometeu encaminhar a questão para o secretário Ricardo Englert. Segundo Frizzo, a retomada precisa ocorrer ainda este mês, a fim de garantir o início do ano letivo, em março de 2011. O pedido de autorização da Fazenda também foi encaminhado na última quarta-feira. A necessidade do referido aval busca atender à Lei de Responsabilidade Fiscal, explicou Frizzo.

De acordo com o secretário-adjunto da Educação, hoje, a pasta encaminhou documentação junto ao Conselho Estadual da Educação, para habilitar a escola de Vila Ipê. A construção do colégio, iniciada em 2005, havia sido paralisada por conta de disputa judicial envolvendo duas empresas participantes do processo licitatório. Como a autora da ação desistiu do processo, a vencedora da licitação está apta a retomar os trabalhos.

Conforme o vereador Renato, é urgente o início das atividades na escola estadual de Vila Ipê. Ressaltou que, na localidade, há três colégios que oferecem, apenas, o Ensino Fundamental. Comentou que, ao concluírem a 8ª série, os jovens são forçados a buscar o Ensino Médio, em outros bairros. Mas, nem sempre, as famílias dispõem de condição financeira para arcar com custos de deslocamento, por exemplo, observou o comunista.

No último dia 3 de novembro, o embargo das obras de Vila Ipê foi discutido na reunião semanal da Comissão de Educação da Casa. Naquela ocasião, a responsável pela 4ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), que abrange Caxias do Sul, Marta Fattori, tinha garantido que a escola ficaria concluída a tempo do início do próximo ano letivo.

A comitiva caxiense também contou a presença do assessor político Alexandro Ferreira (representante do vereador Vinicius Ribeiro/PDT). Das conversas, participaram, ainda, pela Secretaria Estadual da Educação, o diretor do Planejamento, Lori Liondeli, a coordenadora de Obras, Rosane Bandeira, e a responsável pela 4ª CRE, Marta Fattori.

Além do presidente Frizzo, integram a Comissão de Educação da Casa os parlamentares Assis Melo/PCdoB, Geni Peteffi/PMDB, Marcos Daneluz/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

06/12/2010 - 21:03
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo