Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno denuncia descaso do município em postos de saúde e escola

Temas voltaram à tona durante manifestação do parlamentar na sessão desta quinta-feira (21/03)


O vereador Rafael Bueno/PDT utilizou seu espaço no grande expediente, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21/03), para falar a respeito de dois temas que considera graves no município: saúde e educação. 

Após visitas, realizadas junto aos membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, na terça-feira (19/03), o parlamentar seguiu nas vistorias na tarde de quarta-feira (20/03). No primeiro dia, esteve nas UBSs dos bairros São Leopoldo, Serrano e Jardim Eldorado.

Além da constatação da falta de médicos, uma das situações mais graves foi encontrada no Jardim Eldorado, quando foi constatado problemas no equipamento de serviço dos dentistas, um compressor, além de paredes mofadas na sala de atendimento. A comunidade atendida pelo posto de saúde está sem assistência odontológica desde janeiro deste ano.

Nesta quarta-feira, Bueno esteve nas UBSs dos bairros Planalto e São Victor Cohab. Na São Victor, referência em odontologia para 30 mil pessoas, o vereador constatou a incompetência da prefeitura em garantir o mínimo de condições para a realização dos procedimentos dentários. 

"Desde novembro de 2018, nenhum procedimento é realizado porque os equipamentos estão danificados. Os servidores tentaram remendar com esparadrapo, mas não adiantou", constatou. Na UBS Planalto faltam lâmpadas em algumas salas. Os servidores estão atendendo no escuro, e o bebedouro está estragado há meses.

Precariedade em escola 
Ainda na quarta-feira, Bueno esteve Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vitor. As crianças estão impossibilitadas de praticarem educação física, na parte externa, porque o piso está deteriorado e a situação pode provocar acidentes.

O parlamentar conversou com o diretor, Daniel Rodrigo Martins, e lamentou a inoperância do poder público para resolver a situação. "A indignação do diretor Daniel, pais e professores frente à inoperância da Secretaria Municipal de Educação é preocupante, pois a escola tem alunos com necessidades especiais", destacou Bueno.

O pedetista acredita que seriam necessários cerca de R$ 35 mil para a obra. "Mais ou menos o custo da viagem de turismo do irmão do prefeito Daniel Guerra e chefe de gabinete da prefeitura, Chico Guerra, à Itália", ponderou. 

Apresentando reportagens sobre os temas da saúde e educação, o pedetista lamentou que o atual prefeito Guerra fez inúmeras promessas nas áreas, mas cumpriu até o momento. 

 

21/03/2019 - 15:00
Gabinete do Vereador />Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo