Voltar para a tela anterior.

Tibiriçá valoriza o uso de animais no tratamento de crianças e idosos

Parlamentares acompanharam parte do trabalho realizado pelo Vale da Neblina e receberam cães e profissionais da instituição


No Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), o vereador Tibiriçá Maineri/PRB reproduziu um vídeo que relata o trabalho do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina, localizado em Farroupilha. A instituição oferece serviços de pet terapia, atividade que consiste no convívio de animais junto a idosos e pessoas com deficiência. O objetivo é proporcionar benefícios nos tratamentos de saúde, contribuindo para evolução comportamental, cognitiva e física dos pacientes.

Para exemplificar a atividade, a adestradora e especialista em intervenções assistenciais com cães Janaina Ganzer esteve presente no Legislativo. Junto com ela, os labradores Jack e Ronda, outros funcionários do Centro e algumas crianças. Conforme Janaína, além da síndrome de down, transtornos do autismo, paralisia cerebral, hidrocefalia, Alzheimer, depressão, entre outras deficiências, podem ser tratadas por meio do método.

Tibiriçá reiterou a importância de ações como essa, realizadas em clínicas e centros de reabilitação. Falou do carinho e da emoção do momento que expressam a sensibilidade das relações entre humanos e animais. Por fim, agradeceu a participação da coordenadora de Acessibilidade do município, Cassandra Gomes, e toda comunidade presente.

O vereador Rafael Bueno/PDT aproveitou a oportunidade para apontar a necessidade de ampliação do acesso ao plenário da Casa a cadeirantes. Kiko Girardi/PSD lembrou o projeto aprovado recentemente pelo Parlamento e que já é lei na cidade, autorizando a entrada de cães em hospitais. Ricardo Daneluz/PDT falou dos resultados de terapias com animais, como, por exemplo, a equoterapia. Elisandro Fiuza/PRB e Alceu Thomé/PTB também parabenizaram o colega por levantar o tema.

21/03/2019 - 13:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo