Meneguzzi propõe título de Cidadã Caxiense à fotógrafa Liliane Giordano

Natural de Esmeralda e radicada em Caxias desde 1997, a empresária ajudou a criar o Clube do Fotógrafo e a Semana Municipal da Fotografia

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) protocolou, na tarde desta quarta-feira, 20 de março, o projeto de decreto legislativo para a outorga do título de Cidadã Caxiense à fotógrafa e empresária Liliane de Fátima Giordano. Radicada em Caxias do Sul desde 1997, época em que iniciou sua vida na área da informática, ela ajudou na criação do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e a Semana Municipal da Fotografia, que em 2019 chega à 12ª edição.

A entrega da honraria já está marcada: será em 19 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara Municipal. A data marca o Dia Mundial da Fotografia e também está no período em que será realizada a Semana Municipal da Fotografia, garantida por lei proposta por Meneguzzi, em 2017 e sancionada em janeiro de 2018. O parlamentar fez o convite para Liliane no final da manhã desta quarta. A fotógrafa, por sua vez, aceitou o título e se emocionou com a lembrança.

Liliane Giordano é empresária desde 2007, quando iniciou a Sala de Fotografia, onde passou a dar cursos de fotografia. Pouco a pouco, isso se tornou um percurso didático na qual as aulas não focam apenas no resultado da foto que este aluno produz, mas contribui para a sua leitura da visualidade como um todo. No ano de 2018, deu mais um passo: criou a Liliane Giordano – Arte em Roupa, que consiste numa linha de vestuário estampada com suas fotos, em confecção limitada. Ela também é docente no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Além do perfil empreendedor, Liliane tem uma vivência comunitária que merece destaque: ela participa, coordena e ministra diversas palestras, encontros, oficinas e diversas atividades sobre a fotografia e sua relação com o dia a dia das pessoas, de forma gratuita. Na Câmara Municipal ela também colabora com workshops e participações em programas da TV Câmara Caxias.

Meneguzzi pontua que homenagear a fotógrafa e empresária é valorizar todo o bem comunitário que ela realizou ao longo dos 22 anos de atuação em Caxias do Sul e também por manter viva a esperança de que a fotografia pode mudar a vida das pessoas. “Tem gente que nasceu pra algumas áreas e podemos dizer isso, sem sobra de dúvidas, da Liliane. Ela iniciou na informática e logo se apaixonou pelas lentes e ajudou a outras pessoas a fazerem o mesmo, bem como ensina muitas crianças, jovens e adultos, voluntariamente, sobre técnicas de foto e também sobre os cuidados com a exposição excessiva e outros problemas que isso pode causar. Por isso, propus esse título, que espero ser acolhido pelos vereadores”, salienta.

Ao todo, oito parlamentares assinaram o projeto de decreto legislativo. Além de Meneguzzi, como proponente principal, os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), Elói Frizzo (PSB), Edson da Rosa (MDB), Gustavo Toigo (PDT), Paula Ioris (PSDB), Paulo Périco (MDB) e Renato Oliveira (PCdoB) também chancelaram a proposição.

20/03/2019 - 18:41
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi