Voltar para a tela anterior.

Beltrão exige manutenção e obras em rodovias estaduais

Segundo ele, a população tem sofrido bastante com a situação precária de pontos como a RS-122 e o trevo de acesso ao distrito de Fazenda Souza


Melhorias e manutenção urgente na RS-122, próximo à Farroupilha, e no acesso ao distrito de Fazenda Souza pela Rota do Sol, em Caxias do Sul, compõem as reivindicações levadas ao plenário, nesta quarta-feira (20/03), pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT.  De acordo com ele, a situação dos dois trechos vem causando dificuldades à população e sendo foco de atenção do deputado estadual Pepe Vargas/PT, que solicitou uma audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

“O deputado Pepe fez esse pleito. O presidente da Casa está se somando e, quando a audiência for marcada, seria bom que vários vereadores e lideranças estivessem presentes. A palavra de ordem é exigir que a situação das estradas seja resolvida”, sugere Beltrão.

No entendimento do parlamentar, por estar aliado com os governos do presidente Jair Bolsonaro/PSL (Planalto) e do governador Eduardo Leite/PSDB, o atual prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra/PRB, deveria buscar soluções a trechos que se encontram em condições precárias para trânsito de pedestres e motoristas. “Vejo que o poder municipal está sendo omisso”, avalia Beltrão.

O petista também cobrou encaminhamentos por parte do Piratini e criticou o ex-governador José Ivo Sartori/MDB (2015-2018), dizendo que o emedebista, mesmo sendo de Caxias, não teria resolvido demandas dos moradores em relação a estradas da região. “Qual obra que o governo Sartori deixou para Caxias? As pessoas vão ter dificuldades de apontar uma. Até atraso no repasse de recursos a hospitais aconteceu”, lamentou.

O parlamentar Arlindo Bandeira/PP saudou Beltrão e também cobrou providências à atual administração estadual. Disse que votou em Eduardo Leite e espera retorno. “Como é que, quando é para pedir voto, está aí?”, alfinetou o progressista.

Segundo o pedetista Gustavo Toigo/PDT, os trechos referidos precisariam de intervenções mais significativas, como duplicações e criação de terceira pista. Entretanto, para que aconteçam, no entendimento do parlamentar, talvez seriam necessárias concessões a longo prazo e com tarifa módica. O objetivo seria atender interesses da região nas áreas da logística e da mobilidade e não seguir o modelo de pedágio que existiu anteriormente, quando o compromisso da concessionária se restringia à manutenção das estradas.  

A vereadora Gladis Frizzo/MDB adicionou outro trecho que, conforme ela, precisa ser revisto. É no acesso ao Desvio Rizzo. “Se a pessoa que autorizou aquele tipo de intervenção é engenheiro, eu também sou. São engenheiros de gabinete que fazem isso. O Daer (Departamento de Estradas de Rodagem) faz um péssimo trabalho”, analisa a emedebista.

O parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB também questionou a atuação do Daer, considerando um órgão que não tem solução. Ao mesmo tempo, o socialista citou positivamente o trabalho da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), lastimando a intenção do Piratini de “desidratar” essa empresa. Na opinião de Frizzo, esse processo deveria ser pensado para o Daer e não com a EGR. Em relação ao acesso à Fazenda Souza, o vereador acredita que seria oportuna a colocação de sinaleiras. Também solicitaram melhorias ao governo do Estado os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Alceu Thomé/PTB e Velocino Uez/PDT.

20/03/2019 - 14:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo