Voltar para a tela anterior.

Pedidos de informação de Gladis Frizzo serão enviados ao Executivo

Requerimentos tratam do funcionamento do aterro sanitário e dos CIADs do município


Na sessão ordinária desta terça-feira (19/03), os parlamentares caxienses aprovaram dois novos requerimentos que serão encaminhados ao poder Executivo. Os pedidos são de autoria da vereadora Gladis Frizzo/MDB e solicitam informações de serviços públicos prestados à comunidade, nas áreas de meio ambiente e educação. Conforme a Lei Orgânica do município, o prazo para respostas da Administração é de 30 dias.

O primeiro deles (requerimento 32/2019) prevê que seja explanada a licença de operação do aterro sanitário da cidade, com base no cumprimento integral do contrato de manutenção do serviço. Além disso, explica que a destinação correta dos resíduos ao aterro sofre interferência devido a uma grande quantidade de lixo despejado em estradas do interior.

Por fim, questiona a logística, a separação do lixo e os procedimentos de limpeza urbana, que podem contar com inovações tecnológicas para melhorias no sistema. A emedebista falou da intenção de produção de um adubo orgânico para Caxias e indagou sobre a possibilidade de construção de espaços para o processo de elaboração.

Já no requerimento 33/2019, a parlamentar pede informações sobre os Centros de Inclusão e Alfabetização Digital (CIADs) de Caxias do Sul. Conforme ela, unidades do serviço que funcionavam em distritos e centros comunitários foram fechadas. Os espaços são uma forma de acesso à informática, além de serem destinados às populações de baixa renda.  

Entre os questionamentos, Gladis solicita o número de CIADs operantes atualmente; valores voltados à operacionalização dos espaços; e uma lista de formandos e pessoas atendidas nesses locais, no último ano.

O texto também cita a migração de pequenos empreendedores para o Sistema Microempreendedor Individual (MEI), necessitando da informatização para prosseguimento dos negócios. Por fim, a emedebista requer o esclarecimento de novos instrumentos para substituição do projeto, no mesmo segmento social.

19/03/2019 - 13:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo