Voltar para a tela anterior.

Projetos de Meneguzzi visam facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho

Vereador acredita em políticas públicas para a superação da violência e da criminalidade


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB tem manifestado sua preocupação com o fechamento de escolas profissionalizantes e unidades do Senais. O vereador acredita que a falta de oportunidades e profissionalização para os jovens são as principais causas do aumento significativo da criminalidade. É nesse sentido que o parlamentar protocolou, ainda em 2017, dois projetos que estão em tramitação na Câmara de Vereadores: o Programa Municipal do Primeiro Emprego e a abertura da Agência Municipal de Empregos.

A primeira proposta visa instituir que as empresas de Caxias do Sul, que tiverem em seus quadros funcionais de 10% a 20% de jovens, de 16 a 24 anos, em situação de primeiro emprego possam pagar a menor alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), hoje fixada em 2%. O projeto já recebeu parecer de constitucionalidade e está nas comissões de mérito da Câmara, devendo vir à pauta nas próximas semanas.

Meneguzzi também protocolou a proposição de abertura da Agência Municipal de Empregos (AME), que funcionaria conveniada à Secretaria do Trabalho e à Previdência do Governo Federal. Além da confecção de carteiras de trabalho, o espaço também contaria com palestras e cursos de formação para os candidatos ao mercado de trabalho, além de contar com equipe de prospecção de vagas. A AME poderia ser um parceiro do Sine, uma vez que o órgão estadual passa por dificuldades financeiras e de estrutura.

De acordo com o vereador, somente a partir da construção de políticas públicas para a juventude é que se pode superar a violência: “Vou lutar para que o prédio do Senai José Gazola, por exemplo, que está construído sobre uma área doada pela prefeitura, seja destinado à formação profissional e que esses jovens tenham seu acesso facilitado às vagas de emprego. Deixar de investir nos jovens é gastar mais com dispositivos de segurança num futuro próximo”, salienta Meneguzzi.  

18/03/2019 - 09:20
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo