Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez apresentará moção contrária à equiparação de idade na aposentaria rural

Pela proposta da reforma da Previdência, homens e mulheres teriam que somar o mínimo de 60 anos


Moção contrária à equiparação de idade, na aposentadoria rural, deverá ser apresentada pelo vereador Velocino Uez/PDT, no Legislativo caxiense. Ele fez o anúncio na sessão ordinária desta quarta-feira (13/03). Pela proposta da reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, homens e mulheres teriam que somar o mínimo de 60 anos. Pela regra atual, são 60 anos para o sexo masculino e 55 para o feminino.

De acordo com Velocino, que faz parte da Comissão de Agricultura da Câmara, a intenção será se alinhar com diretrizes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). Contou que o órgão já começou abaixo-assinado para tentar reverter a redação inicial da reforma.

O pedetista também defendeu que o agricultor ganhasse insalubridade. “Na lida do campo, o trabalhador rural fica exposto ao risco de câncer de pele e a outras doenças, a partir do manejo de fungicidas e herbicidas”, explicou. Ponderou, ainda, que, quando municípios decretassem calamidade pública, o produtor não fosse obrigado a contribuir com impostos, naquele ano. “Em quebras de safra, não há de onde tirar recursos”, disse.

Na mesma linha, o vereador Gustavo Toigo/PDT considerou a proposta de reforma da Previdência prejudicial a idosos, mulheres e mais pobres. Na ótica dele, por meio da chamada previdência privada, em regime de capitalização, os maiores beneficiados seriam agências do mercado financeiro.

13/03/2019 - 14:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo