Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo defende criação de Zona Franca da Uva e do Vinho

Vereador fez balanço sobre participação no Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico


A representação do Legislativo caxiense no Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico foi o tema do expediente do vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão ordinária de sexta-feira (13/03). O fórum ocorreu no último domingo (10/03), no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves e o pedetista acompanhou pelo Parlamento municipal. O evento contou também com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia/DEM, de prefeitos da região, deputados, produtores do setor e lideranças empresariais e sindicais.

O tema em discussão, sugerido pelo pedetista, foi que Caxias do Sul e municípios sejam incluídos na Zona Franca da Uva e do Vinho, proposta por meio do projeto de lei nº 9045/2017, de autoria do ex-deputado João Derly/REDE, atualmente arquivado na Câmara dos Deputados.

Em sessão, Toigo pontuou as intenções da criação da Zona Franca, como a redução de tributos para a produção vitivinícola, aumento da competitividade com o mercado nacional, diversificação da matriz econômica e investimentos no enoturismo. O pedetista disse que percebeu, durante o encontro, que todos estão inclinados em articular formas de atuar em conjunto para que a Zona Franca aconteça e prospere. Na visão do parlamentar, o ponto negativo foi a ausência de um representante do poder Executivo no encontro e pontuou que a prefeitura municipal precisa estar presente nesses eventos e dialogar com os municípios da Serra.

Gustavo Toigo ainda defendeu instituição do Programa de Apoio ao Jovem Agricultor, que, segundo ele, evitaria o êxodo desses jovens para as cidades, os incentivando a empreender. O pedetista ainda discursou que a criação da Zona Franca impõe incentivo das três esperas políticas, destacando o potencial econômico do país e que o projeto não interessa apenas à região, mas, sim, a todo o Rio Grande do Sul. O vereador Paulo Périco/MDB também teceu críticas à ausência do poder municipal nestes eventos e também saudou o movimento pela Zona Franca da Uva e do Vinho, aumentando a força da produção da bebida.

O não comparecimento do poder Executivo de Caxias do Sul em eventos da região foi criticado pelos vereadores Velocino Uez/PDT e Felipe Gremelmaier/MDB. O pedetista defendeu o incentivo ao jovem agricultor e não se surpreendeu com falta de representação da prefeitura. Gremelmaier se mostrou preocupado com o distanciamento da prefeitura com as cidades da região. De acordo com o emedebista, falta preparo e humildade do governo, defendendo que isso afeta o turismo, agricultura e desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. Adiló Didomenico/PTB discursou pelo resgate do projeto de lei que está arquivado. Na ótica do trabalhista, proporcionaria tributos menores e mais justos.

13/03/2019 - 13:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo