Legislativo recebe “Revolucionárias”, em atividade especial ao Dia da Mulher

Formado por servidoras públicas aposentadas, o Grupo Maturidade em Cena apresenta a história de seis mulheres que ajudaram a mudar o mundo para melhor

O dia 8 de março é marcado pelas comemorações ao Dia Internacional da Mulher. E, na última sexta-feira (08/03), o Legislativo caxiense também prestou homenagem ao público feminino. Pela manhã, parlamentares, servidores e estagiários acompanharam a peça de teatro “Revolucionárias”, apresentada pelo Grupo Maturidade em Cena, no plenário Nadyr Rosseti. O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina/PTB, recebeu e deu às boas-vindas ao público.

A peça é encenada por servidoras públicas aposentadas e retrata a vida de seis grandes mulheres: Anita Garibaldi (heroína que lutou na Revolução Farroupilha), Nise da Silveira (médica psiquiatra brasileira de renome e forte influência em sua área), Frida Kahlo (talentosa pintora mexicana), Dandara (guerreira negra da época do Brasil Colônia), Simone de Beauvoir (escritora francesa e feminista); e Malala Yousafzai (paquistanesa, aos 17 anos, foi a mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz, em 2014).

Após a apresentação, todas as mulheres presentes foram agraciadas com bombons e com o novo livro do Parlamento caxiense, lançado na última quinta-feira. As quatro vereadoras em atuação no Parlamento caxiense, Paula Ioris/PSDB, Gladis Frizzo/MDB, Denise Pessôa/PT e Tatiane Frizzo/SD, acompanharam a atividade e aproveitaram a oportunidade para divulgar a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara. O bate-papo com o grupo, programado também para a sexta, em função da chuva, foi transferido para nova data, a ser informada mais adiante. Além delas, Edson da Rosa/MDB e Tibiriçá Maineiri/PRB também acompanharam o ato.

Sobre o Grupo Maturidade em Cena:
Criado em 2009 no Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam), o grupo costuma realizar suas apresentações em escolas, unidades básicas de saúde (UBS's), faculdades, empresas, entre outros. Os espetáculos são gratuitos e ocorrem mediante agendamento. No elenco, atualmente: Angela de Carvalho Taparello; Geni Dotto Ariotti; Leonor Farias; Maria Helena Ximenes; Marli Inês Cembrani Mosena; e Rita de Cássia Campos Costa.

As atrizes ensaiam na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserv), que apoia sua atuação, sob a direção do também ator e psicólogo Vinícius Dalla Rosa Padilha. Instituições, órgãos públicos e empresas que desejam agendar a peça de teatro de forma gratuita devem entrar em contato com o diretor Vinícius Padilha, pelo fone (54) 99207-1190.

Sobre a Procuradoria Especial da Mulher (PEM):
O órgão tem entre suas competências zelar pela participação efetiva das vereadoras no Parlamento, receber denúncias de crimes contra o público feminino; acompanhar e fiscalizar programas voltados à igualdade entre homens e mulheres; implementar campanhas educativas e contra qualquer tipo de discriminação; e promover estudos e debates a respeito da violência contra elas.

10/03/2019 - 10:29

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861