Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno e presidente do Senalba-Caxias vistoriam escolinhas infantis

Quatro estabelecimentos foram visitados nesta sexta-feira (08/03) e problemas estruturais voltaram a ser encontrados


O vereador Rafael Bueno/PDT e o presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), Claiton Melo, vistoriaram, na tarde desta sexta-feira (08/03), quatro escolinhas infantis credenciadas com o município. Nesta semana, o plenário da Câmara Municipal aprovou requerimento solicitando que o Executivo preste informações sobre as escolas que atendem crianças de zero a cinco anos. Um dos principais pedidos está relacionado ao fato de que escolas que recebem dinheiro público não estariam pagando corretamente direitos trabalhistas dos funcionários, tema também questionado na visita.

Na Escola Antonieta Pistorello, na Vila Ipiranga, Bueno e Claiton verificaram que o estabelecimento ficou praticamente 24 horas sem luz, entre quinta e sexta-feira, devido a um corte por não pagamento da conta. Todos os mantimentos perecíveis tiveram que ser levados para outra escola, causando muitos transtornos aos professores e alunos. Ambos entenderam que a situação foi inadmissível e levarão o caso ao conhecimento da Comissão de Educação da Câmara, a qual o vereador integra. O presidente do Senalba também falará sobre o assunto na terça-feira que vem (12/03), quando ocupará a tribuna do Legislativo.

Entre os pontos verificados na blitz, esteve as condições estruturais das escolas. Em Forqueta, na Escola Aurora Milesi Rizzi, viram que as reformas prometidas pela prefeitura, após denúncias feitas pelo vereador ao Ministério Público, ainda no começo de 2018, não foram totalmente realizadas. Paredes e tetos da área externa apresentam infiltrações e rachaduras, e postes de madeira servem como vigas para dar sustentações ao prédio. A unidade do então Ministério do Trabalho e Emprego de Caxias chegou a interditar parcialmente o local, em agosto do ano passado, devido à precariedade e aos riscos das instalações.  

"Disseram (Secretaria Municipal da Educação) que, quando começassem as aulas deste semestre, as obras estariam todas prontas, mas o que vemos é o contrário", constatou Bueno.

Eles ainda visitaram a Escola de Educação Infantil Dolaimes Stedile Angeli (ao lado do CAIC), no Santa Fé, que depende da troca do telhado devido a infiltrações, e a Escola Carinha de Anjo, na Vila Ipê, onde uma pessoa teve que doar uma máquina de lavar porque o equipamento da escola estava estragado há mais de um ano, foi para conserto e quebrou novamente. 

O vereador acredita que as vistorias são positivas porque visam a dar condições de trabalho aos funcionários e melhor atendimento aos alunos da rede pública de ensino.

08/03/2019 - 19:27
Assessoria do Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo