Legislativo caxiense sela participação na 32ª Festa da Uva com lançamento de livro

A obra “A Casa da Comunidade” demarca quase 127 anos de trajetória do Parlamento, no município

A 7ª participação consecutiva da Câmara Municipal com estande próprio, agora na 32ª Festa Nacional da Uva, foi selada com o lançamento do livro “A Casa da Comunidade — História do Legislativo em Caxias do Sul”, no final da tarde desta quinta-feira (07/03), no Centro de Eventos (Pavilhão Nostra Itália) do Parque Mário Bernardino Ramos. Organizada pelo historiador Eduardo Reis e pelos jornalistas Fábio Rausch, Vania Marta Espeiorin e Zoraido Silva, a obra retoma aspectos dos quase 127 anos da trajetória do Parlamento, na cidade. O ato foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. A festividade segue até domingo.

Entre vereadores e outras autoridades, o evento contou com a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon, e com a rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Caregnato e Viviane Gaelzer. O novo livro está organizado em cinco capítulos básicos, que registram os primeiros passos de Caxias do Sul, suas origens e desenvolvimento, com a composição de todos os mandatos parlamentares. Também há narrativas sobre os impactos das leis, da democracia, da comunicação, do avanço da presença feminina na política e da participação cidadã na vida em sociedade.

Um município com mais de 500 mil habitantes, Caxias já viu 266 vereadores titulares passarem pelo Parlamento local, sem contar os vários suplentes. Na cidade, vigoram mais de nove mil leis. Grande parte dessa legislação surgiu de projetos e debates sediados na Casa do Povo. Individualmente ou em comissões, os parlamentares cumprem com as funções de legislar, fiscalizar, administrar e julgar.

Às 18h do dia 26 de setembro de 1892, assumiram os sete conselheiros municipais, eleitos pelo voto direto: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, Ângelo Chitolina e Benjamin Cortes Rodrigues. À época, era o Conselho Municipal da Vila de Santa Teresa de Caxias que exercia as funções legislativas. Hoje, Caxias tem 23 vereadores em atividade, a partir de 11 bancadas partidárias. O Legislativo tem cerca de 150 colaboradores, entre servidores efetivos, cargos em comissão e estagiários.

08/03/2019 - 17:21

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707