Voltar para a tela anterior.

Diretor do Sindicato dos Jornalistas defende liberdade de imprensa em Caxias

Roberto Carlos Dias expressou repúdio às recentes manifestações do prefeito Daniel Guerra/PRB em relação aos jornalistas


Defender a liberdade de expressão dos jornalistas caxienses foi o que fez Roberto Carlos Dias, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/02). O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) questionou publicações do prefeito Daniel Guerra/PRB em redes sociais, considerando-as um ataque à imprensa local.

Guerra compartilhou, no dia 15 de fevereiro, um texto intitulado “Se a imprensa grita contra? É sinal de que é bom”.  Na postagem, escreveu “Com a gente aqui a mamata deles também acabou. Imperdível o texto, igual ao que ocorre em Caxias!”.

Roberto destacou que a publicação afronta e agride o livre exercício da profissão, sugerindo censura e cerceamento por parte do chefe do Executivo. Segundo o dirigente, o jornalista tem direito e dever de tornar públicas informações positivas ou negativas sobre qualquer administração, a fim de alertar a comunidade.

Também ressaltou que os jornalistas não recebem da verba pública seu salário, mas sim da iniciativa privada. Citou ainda que as liberdades de expressão e de imprensa são garantidas pela constituição federal, portanto, “invioláveis”. “Sem jornalistas, não há informação. Sem imprensa livre, não há controle do bem público”, frisou. 

Acredita que a imprensa é o canal para que o Executivo preste contas de suas ações, além de representar uma ferramenta de reivindicações para melhorias no município. “A imprensa e os jornalistas são os olhos e a voz da população”, pontuou, sugerindo que a prefeitura se concentre em atender as demandas da cidade.

Roberto Carlos acrescentou outro episódio envolvendo Guerra e a imprensa. Na última sexta-feira (22/02), o prefeito compartilhou uma suposta declaração do jornalista Alexandre Garcia sobre a saída do ex-ministro Gustavo Bebianno, que foi indicada como falsa. O diretor do SINDJORS alertou que existem diversos sites de checagem para saber se a notícia é verdadeira, lembrando que um representante do poder público deve ter responsabilidade ao compartilhar informações. 

27/02/2019 - 17:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo